Mulher sorrindo com balde na cabeça com cachos de banana dentro dele.

Somos um fundo de fomento e investimento criado para gerar impacto socioambiental positivo. Nosso propósito é potencializar uma economia mais justa e inclusiva por meio de negócios de impacto socioambiental.

Há 14 anos, ajudamos a construir uma nova realidade econômica ao investir no desenvolvimento de negócios, na geração de conhecimento e em arranjos financeiros voltados à conservação e recuperação de biomas, com especial atenção para a Amazônia.
De maneira colaborativa, fortalecemos comunidades, povos tradicionais, agricultores e empreendedores, para que possam viver da produção sustentável. O que nos move é acreditar que o Brasil pode ser reconhecido como uma grande potência da bioeconomia.

Em 2020 revisamos o nosso planejamento estratégico para os próximos 10 e lançamos a Teoria da Mudança do Fundo Vale 2030, um conjunto de princípios, estratégias, resultados, impactos e compromissos que orienta as ações e investimentos ao longo da próxima década. E nos colocamos como aliados junto à Vale, nossa mantenedora, para pensar soluções inovadoras com objetivo de preservar e recuperar as florestas brasileiras e áreas degradadas.

Homem colhendo frutos no meio de uma plantação.
Mulher sorrindo para a foto com um cabelo na altura do ombro. Ela usa uma mochila preta, colares e blusa branca.

“Mais que mobilizar recursos financeiros, o principal capital do Fundo Vale é o fazer juntos com as pessoas, o relacionamento. A proximidade com organizações e os negócios que estão em campo, os processos de escuta, discussão e aprendizado sempre pautaram nossas decisões de investimento. Nosso maior legado é esse laço que formamos com organizações locais. É isso que nos dá suporte para uma atuação positiva e que nos faz seguir adiante.”

 

Patrícia Daros – Diretora de Operações Fundo Vale  

Nossa Missão

Impulsionar soluções de impacto socioambiental positivo que fortaleçam uma economia sustentável, justa e inclusiva.

Fundo Vale e a Amazônia

A Amazônia foi escolhida pelo Fundo Vale como região inicial e prioritária de atuação, em um momento histórico em que o desmatamento ilegal vinha em queda constante. Havia ali uma oportunidade de impulsionar o desenvolvimento por meio do incentivo à bioeconomia, aos negócios sustentáveis e às iniciativas públicas que visavam o desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, a Amazônia concentra a maior parte das atividades da Vale, mantenedora do Fundo, o que trazia também a vantagem de atuar em alinhamento à estratégia da companhia.

 

Desde 2009, foram apoiadas 75 iniciativas socioambientais que resultaram em 23 milhões de hectares de áreas protegidas com apoio do Fundo Vale até 2020. Fomos reconhecidos duas vezes entre os TOP 10 financiadores para a conservação da Amazônia na lista da fundação americana Gordon and Betty Moore Foundation.

 

Nossa atuação resultou na construção de uma rede de relacionamentos que hoje atua como barreira ao avanço do desmatamento ilegal e que trabalha pelo desenvolvimento sustentável dos biomas, seja no desenvolvimento de uma pecuária e uma agricultura sustentáveis, ou em modelos de negócios que visam manter a floresta em pé. Também permitiram dar escala a projetos produtivos sustentáveis que se converteram em negócios de impacto socioambiental em prol da floresta em pé e de sua recuperação.

O Fundo Vale atuará em territórios onde existam oportunidades para cumprir a sua missão, com especial atenção para a Região Amazônica.

Nossas crenças

É preciso acreditar no novo

Sabemos que o futuro da Amazônia e dos biomas brasileiros é pautado pelas nossas decisões de agora. Buscamos investir em negócios que propõem novas ideias e modelos para gerar um impacto socioambiental em suas regiões de atuação. Fortalecemos o ambiente de negócios, com a intenção de resultados a longo prazo.

A sustentabilidade é a única via possível

Acreditamos que a sobrevivência dos negócios depende de seu compromisso com a sustentabilidade e da consciência sobre seu impacto. Acreditamos também que esse é um passo necessário para a construção de uma nova economia, mais justa e inclusiva.

A transformação será coletiva

Lado a lado, traçamos um caminho sempre melhor. Nosso trabalho depende da colaboração e da mobilização de muitos parceiros. Acreditamos que, ao compartilhar nosso conhecimento, junto ao repertório de muitos outros atores desse ecossistema, multiplicaremos as possibilidades de identificar e capacitar negócios de impacto real.

Mais que negócios, impactamos vidas

Nossas ações criam melhores condições sociais, ambientais e econômicas para as famílias que vivem do uso sustentável dos nossos recursos naturais, assim como para os empreendedores que apostam nesses modelos de negócios. Queremos impactar não só o amadurecimento dessas iniciativas, mas também a realidade das pessoas.

Retrato de uma mão segurando frutos secos de uma árvore. A pessoa que está segurando usa o uniforme da Vale.

Sinergia estratégica com a Vale

A posição de alinhamento do Fundo Vale em relação à Vale busca provocar o interesse dos colaboradores da empresa e chamar a atenção para desafios sociais ou ambientais que estão além das perspectivas do negócio. Essa posição mostra que seu alinhamento está ao redor de temas e demandas que são materialmente importantes para a empresa, mas ao mesmo tempo é diferenciada por atuar junto a grupos de beneficiários específicos ou em áreas que estão além dos interesses imediatos da Vale.

Nossos Princípios

Existimos para gerar impacto socioambiental positivo
Nosso impacto está alinhado com as metas de sustentabilidade 2030 da Vale
Nosso capital é paciente, catalítico e flexível
Nossa abordagem é sistêmica, conhecendo, articulando e atuando com os diferentes atores do ecossistema
Nossa transparência, governança e eficiência são alavancadas por um sistema de mensuração e gestão de impacto

Quem está nessa com a gente

A posição de alinhamento do Fundo Vale em relação à Vale busca provocar o interesse dos colaboradores da empresa e chamar a atenção para desafios sociais ou ambientais que estão além das perspectivas do negócio. Essa posição mostra que seu alinhamento está ao redor de temas e demandas que são materialmente importantes para a empresa, mas ao mesmo tempo é diferenciada por atuar junto a grupos de beneficiários específicos ou em áreas que estão além dos interesses imediatos da Vale.

Icone passe o mouse

Passe o mouse nos ícones para saber mais

Empresa responsável pela gestão, produção e comercialização do Café Apuí

Logo

Rede global de organizações que impulsionam o empreendedorismo em mercados emergentes

Logo

Plataforma de inovação multisetorial com o propósito de acelerar uma economia regenerativa e de baixo carbono.

Logo

Organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar o ecossistema de negócios comunitários rurais e florestais para aumentar a renda dos pequenos produtores e fortalecer a conservação dos ecossistemas naturais.

Logo

Organização que fortalece empreendedores e estruturamos soluções para financiar negócios que geram impacto socioambiental positivo. Trabalha nos seguintes eixos: Fortalecimento de Empreendedores, Investimento Equity, Investimento Crédito e Apoio a Organizações Sociais.

Logo

O FIIMP – Fundações e Institutos de Impacto é um grupo formado por fundações e institutos que se uniram para aprender, acompanhar e conhecer os resultados de investimentos em negócios de impacto socioambiental, experimentando o uso de diferentes mecanismos financeiros.

Logo

Organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor.

Logo

Organização que reúne empresários em torno de inovações sociais para alavancar investimento pessoal e filantrópico, de suas fundações e seu investimento corporativo para promover a inclusão social e a redução da pobreza.

Logo

Organização que busca ser referência internacional em soluções inovadoras, efetivas e replicáveis para a consolidação de uma nova economia de baixo carbono, baseada na valorização e uso sustentável dos recursos naturais.

Logo

Organização que traz soluções inovadoras, construídas junto aos nossos parceiros; unindo a produção com a conservação ambiental; combinando benefícios às pessoas, ao meio ambiente e a economia e reduzindo as emissões de gases, que levam ao aquecimento global.

Logo

Instituto de pesquisa cuja missão é promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia por meio de estudos, apoio à formulação de políticas públicas, disseminação ampla de informações e formação profissional.

Logo

Empresa criada com o desafio de desenvolver projetos no campo do investimento de impacto socioambiental.

Logo

Gestora de private equity focada em investimentos de impacto, que oferecem retorno financeiro junto com impactos sociais e ambientais positivos.

Logo

Rede latino-americana de filantropos e investidores sociais que conecta e mobiliza capital, proporcionando troca de conhecimento sobre modelos mais inovadores e eficazes de gestão, medição e financiamento para impacto, facilitando conexões para maior colaboração e co-investimento.

Logo

Empresa que permite a transformação digital para a era de uma nuvem inteligente e uma borda inteligente. Sua missão é capacitar cada pessoa e cada organização do planeta a alcançar mais.

Logo

Entidade que apoia organizações públicas e privadas a ampliar e qualificar os impactos sociais e socioambientais de suas ações.

Logo

Plataforma de ação coletiva liderada pelo setor privado que busca fomentar soluções de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, gerando oportunidades para os 25 milhões de habitantes da Amazônia.

Logo

Organização que assessora pessoas físicas e jurídicas a doar para projetos sociais, garantindo um investimento bem aplicado e com mensuração de resultados. Os projetos que são apoiados pelo Phi precisam estar de acordo com as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Logo

Empresa internacional que trabalha com governos, empresas e investidores para resolver os desafios mais urgentes do mundo.

Logo

Uma plataforma-vitrine que conecta negócios com quem investe e fomenta o ecossistema de impacto no Brasil.

Logo

Organização que trabalha a estratégia e a inovação com foco em desenvolver as organizações, sistemas e lideranças necessárias para enfrentar os principais desafios coletivos da atualidade.

Logo

Organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras.

Logo

Aceleradora que desenha programas de inovação e programas de aceleração focados no seu objetivo e nas ​necessidades do ecossistema empreendedor.

Logo

O IETS pesquisa, propõe e promove estudos, soluções e discussões sobre desafios e estratégias de desenvolvimento justo e sustentado para o Rio de Janeiro e o Brasil.

Logo
Logo

Empresa responsável pela gestão, produção e comercialização do Café Apuí

Logo

Rede global de organizações que impulsionam o empreendedorismo em mercados emergentes

Logo

Plataforma de inovação multisetorial com o propósito de acelerar uma economia regenerativa e de baixo carbono.

Logo

Organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar o ecossistema de negócios comunitários rurais e florestais para aumentar a renda dos pequenos produtores e fortalecer a conservação dos ecossistemas naturais.

Logo

Organização que fortalece empreendedores e estruturamos soluções para financiar negócios que geram impacto socioambiental positivo. Trabalha nos seguintes eixos: Fortalecimento de Empreendedores, Investimento Equity, Investimento Crédito e Apoio a Organizações Sociais.

Logo

O FIIMP – Fundações e Institutos de Impacto é um grupo formado por fundações e institutos que se uniram para aprender, acompanhar e conhecer os resultados de investimentos em negócios de impacto socioambiental, experimentando o uso de diferentes mecanismos financeiros.

Logo

Organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor.

Logo

Organização que reúne empresários em torno de inovações sociais para alavancar investimento pessoal e filantrópico, de suas fundações e seu investimento corporativo para promover a inclusão social e a redução da pobreza.

Logo

Organização que busca ser referência internacional em soluções inovadoras, efetivas e replicáveis para a consolidação de uma nova economia de baixo carbono, baseada na valorização e uso sustentável dos recursos naturais.

Logo

Organização que traz soluções inovadoras, construídas junto aos nossos parceiros; unindo a produção com a conservação ambiental; combinando benefícios às pessoas, ao meio ambiente e a economia e reduzindo as emissões de gases, que levam ao aquecimento global.

Logo

Instituto de pesquisa cuja missão é promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia por meio de estudos, apoio à formulação de políticas públicas, disseminação ampla de informações e formação profissional.

Logo

Empresa criada com o desafio de desenvolver projetos no campo do investimento de impacto socioambiental.

Logo

Gestora de private equity focada em investimentos de impacto, que oferecem retorno financeiro junto com impactos sociais e ambientais positivos.

Logo

Rede latino-americana de filantropos e investidores sociais que conecta e mobiliza capital, proporcionando troca de conhecimento sobre modelos mais inovadores e eficazes de gestão, medição e financiamento para impacto, facilitando conexões para maior colaboração e co-investimento.

Logo

Empresa que permite a transformação digital para a era de uma nuvem inteligente e uma borda inteligente. Sua missão é capacitar cada pessoa e cada organização do planeta a alcançar mais.

Logo

Entidade que apoia organizações públicas e privadas a ampliar e qualificar os impactos sociais e socioambientais de suas ações.

Logo

Plataforma de ação coletiva liderada pelo setor privado que busca fomentar soluções de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, gerando oportunidades para os 25 milhões de habitantes da Amazônia.

Logo

Organização que assessora pessoas físicas e jurídicas a doar para projetos sociais, garantindo um investimento bem aplicado e com mensuração de resultados. Os projetos que são apoiados pelo Phi precisam estar de acordo com as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Logo

Empresa internacional que trabalha com governos, empresas e investidores para resolver os desafios mais urgentes do mundo.

Logo

Uma plataforma-vitrine que conecta negócios com quem investe e fomenta o ecossistema de impacto no Brasil.

Logo

Organização que trabalha a estratégia e a inovação com foco em desenvolver as organizações, sistemas e lideranças necessárias para enfrentar os principais desafios coletivos da atualidade.

Logo

Organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras.

Logo

Aceleradora que desenha programas de inovação e programas de aceleração focados no seu objetivo e nas ​necessidades do ecossistema empreendedor.

Logo

O IETS pesquisa, propõe e promove estudos, soluções e discussões sobre desafios e estratégias de desenvolvimento justo e sustentado para o Rio de Janeiro e o Brasil.