Nacional

Apoio ao Ecossistema de Investimentos e Negócios de Impacto

O campo dos investimentos e negócios de impacto se estrutura em torno de quatro teses:

  1. As políticas públicas, a filantropia e o terceiro setor, ainda que tem tenham contribuição prioritária e significativa, não são suficientes para resolver os problemas sociais e ambientais. É necessário atrair mais capital (financeiro, técnico e humano) para soluções inovadoras que incidam sobre esses problemas.
  2. Há um capital que hoje é investido em mercados tradicionais que pode ser direcionado para soluções que atuem diretamente em desafios sociais e ambientais, desde que essas soluções expliquem com clareza qual a transformação socioambiental que promovem, mensurando seu impacto socioambiental e sejam empreendimentos que possam oferecer retornos financeiros a esse capital.
  3. Considerando que o impacto, assim como a rentabilidade financeira, também será avaliado no processo de seleção dos empreendimento, surgirão soluções mais inovadoras e eficazes contra os desafios sócias e ambientais postos.
  4. A formação acadêmica: docência, pesquisa e extensão tem poucas pesquisas acadêmicas, artigos e prêmios que fomentem o conhecimento do campo de impacto e forme uma nova geração para atuar na solução de problemas socioambientais com fortes modelos econômicos.

Para que essa tese possa se concretizar é preciso estruturar um ecossistema de organizações que atuem de forma complementar no apoio a empreendedores que queiram empreender com impacto e de investidores que queiram investir com propósito. Nesse contexto, surge a parceria entre o Fundo Vale e o ICE.

O ICE, ao longo dos últimos 5 anos tem construído uma visão sistêmica sobre esse tema, atuando em diversas frentes de formação, produção de conhecimento, estímulo a inovação e articulação de atores estratégicos (como professores universitários, gestores de incubadoras e aceleradoras, lideranças de organizações públicas e corporações etc).

São objetivos específicos do projeto:

  • Ampliar o conhecimento de públicos diversos sobre narrativas, cases de sucesso e tendências do campo de investimentos e negócios de impacto.
  • Construir recomendações que possam orientar a atuação de diversas organizações do ecossistema em torno de objetivos comuns.
  • Apoiar iniciativas inovadoras que possam avançar desafios mapeados nas recomendações.
  • Integrar a agenda de investimentos e negócios de impacto em instituições de ensino superior com estratégias que apoiem a docência, pesquisa e extensão.
  • Qualificar a atuação de incubadoras e aceleradoras no apoio a negócios de impacto.

Ficha técnica:

Objetivo geral

Fortalecer o ecossistema de investimentos e negócios de impacto brasileiro através de um conjunto de ações que atuem de forma complementar na ampliação da oferta de capital para impacto, no aumento no número de negócios de impacto, no fortalecimento de organizações intermediárias (que apoiam e qualificam a atuação de empreendedores e investidores) e na busca por um macroambiente favorável para essa agenda.

Início

Abril de 2020

Duração

1 ano