Nacional

Desafio Conexsus

Foto: arquivo Conexsus

Fortalecer o ecossistema de negócios florestais e rurais sustentáveis, com olhar especial para o desenvolvimento do potencial econômico das organizações comunitárias – os negócios comunitários sustentáveis – é o objetivo central do Desafio Conexsus.

O projeto busca soluções inovadoras, desenvolvidas de maneira compartilhada, em rede, para que esses empreendimentos tornem-se mais estruturados, rentáveis e as cadeias produtivas sejam cada vez mais justas e sustentáveis nos aspectos econômico, ambiental e social. Para tanto, mobilizamos diversos atores e conectamos empreendimentos, organizações de apoio, agentes do mercado, financiadores e investidores.

O objetivo é fortalecer os ecossistemas de negócios sustentáveis e formar uma rede que contribua para alcançar maiores impactos socioambientais, como a resiliência territorial e a aceleração da transição para uma economia de baixo carbono.

Focos do projeto:

  • Promoção do desenvolvimento organizacional – estruturação e fortalecimento – dessas organizações, a partir da modelagem dos negócios e do aprimoramento da gestão;
  • Composição de novos arranjos de comercialização visando ao acesso a novos mercados e ampliação dos mercados nos quais as organizações já atuam;
  • Ampliação do acesso a instrumentos financeiros, crédito, e investimento que possam ser adequados a esse perfil de negócios;
  • Disseminação de soluções para os negócios através da mobilização da rede e sistematização e difusão do conhecimento acerca do campo de negócios comunitários sustentáveis.

Principais atividades:

  • Mapeamento de negócios comunitários sustentáveis
  • Oficinas, entrevistas, visitas de campo e análise de negócios comunitários sustentáveis
  • Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis

Detalhes do projeto em https://desafioconexsus.org/ 

Ficha técnica:

Objetivo geral

Fortalecer o ecossistema de negócios florestais e rurais sustentáveis, com olhar especial para o desenvolvimento do potencial econômico das organizações comunitárias – os negócios comunitários sustentáveis.

Início

Janeiro de 2018

Duração

24 meses