Nacional

Latimpacto – Rede Latino-americana de Venture Philanthropy

Em todo o mundo, o tema Venture Philanthropy, termo inspirado a partir da ideia de Venture Capital (capital de risco), provou ser uma forma poderosa de criar impacto social através da utilização de fundos privados, muitas vezes filantrópicos, com disciplina, transparência e responsabilidade. Ainda pouco desenvolvido na América Latina, essa abordagem tem grande potencial de contribuir com a melhoria social e ambiental na região.

O IVPC, organização sem fins lucrativos criada no Reino Unido, tem como missão desenvolver e reforçar a prática do investimento social estratégico em nível global, de modo a mobilizar mais capital humano, financeiro e intelectual para enfrentar os desafios sociais e ambientais mais prementes em todo o mundo. Acumula uma vasta experiência no desenvolvimento de redes regionais de investidores sociais, como a EVPA e AVPN, e outra rede em progresso na África (Africa Venture Philanthropy Alliance).

Dessa forma, mobilizou interessados na temática para a criação de uma rede na América Latina, que se consolida com a criação da Latimpacto. O Fundo Vale é um dos membros fundadores e apoia a iniciativa.

No Brasil, o projeto desenvolverá atividades com o objetivo de:

  • Compartilhar conhecimentos e ferramentas para fazer avançar a prática do Venture Philanthropy no Brasil.
  • Promover o engajamento intersetorial para negócios socioambientais, unindo fornecedores de capitais, intermediários do campo e empreendedores, por meio da colaboração, compartilhamento de boas práticas e desenvolvimento de capacidades.
  • Conectar investidores sociais brasileiros aos seus pares em toda a América Latina para o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas, além de promover esta conexão em nível internacional, identificando tendências no setor.

Ficha técnica:

Objetivo geral

Promover a troca e colaboração em rede para disseminar o tema do Venture Philanthropy na América Latina, visando aprimorar e ampliar recursos humanos e financeiros para o tema.

Início

Abril de 2020

Duração

1 ano