Bioma Amazônia

Programa de Bioeconomia na Zona Franca de Manaus

O projeto tem como objetivo estruturar o Programa Prioritário de Bioeconomia e criar um Plano Estratégico para o Programa PPBio, aproveitando o incentivo fiscal da Lei de Informática junto às empresas da Zona Franca de Manaus para captar recursos.

 

Parceiro: Idesam – Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.

 

Foto: arquivo Suframa

As mudanças climáticas e o século 21 trazem enormes desafios para a meio ambiente e a necessidade urgente de transição para uma economia de baixo carbono. O Brasil e especialmente a Região Amazônica, precisam de uma nova geração de negócios que ajudem a reduzir o desmatamento e promover o desenvolvimento econômico e social.  Atualmente a economia da Região depende principalmente da exploração de recursos naturais e minerais, do agronegócio e da Zona Franca de Manaus e gera menos de 8% do PIB do nacional.

A conservação e o desenvolvimento sustentável na Amazônia dependem da capacidade de se criar uma “nova economia” com base em negócios que promovam a conservação, restauração e uso sustentável da floresta; e reduzir o desmatamento da Amazônia oferece a melhor oportunidade para mitigação das mudanças climáticas a baixo e com altos ganhos para o desenvolvimento social.

Assim, o projeto de Bioeconomia surge dentro da plataforma Parceiros pela Amazônia – PPA bucando abrir uma nova frente de captação de recursos em escala para apoiar cadeias de valor sustentáveis da Amazônia, através dos incentivos previstos no marco legal da Zona Franca de Manaus – via Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), investimentos que podem chegar a R$ 500 milhões por ano.

Entre as atividades do projeto, estão previstos:

  • Credenciamento do Idesam como Incubadora/Aceleradora no CAPDA – Comitê das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Suframa) para captação de investimentos.
  • Desenvolvimento de website para divulgação do PPbio e conexão com público-alvo.
  • Elaboração de material de apoio divulgação do programa as empresas e guia de submissão de projetos a empreendedores.
  • Realização de rodada de visitas com empresas da ZFM para apresentação de proposta.
  • Elaboração do “Planejamento Estratégico de 05 Anos para o Programa Prioritário de Bioeconomia” com identificação de cadeias prioritárias e oportunidades de investimento.

Ficha técnica:

Objetivo geral

Estruturar o Programa Prioritário de Bioeconomia e criar um Plano Estratégico para uso da Lei de Informática na Zona Franca de Manaus é foco do projeto.

Início

Julho de 2019

Duração

12 meses