Fundo Vale – Fique por Dentro – Nº 4
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link

Newsletter in English, click here.
Fundo_Vale_Newsletter_Topo_01
Edição Nº 4 – Dezembro – 2021
Fundo_Vale_Newsletter_004_Abre
Parceria entre Fundo Vale e SITAWI para apoiar negócios de impacto da Amazônia

O Fundo Vale acaba de fechar uma parceria com a SITAWI – Finanças do Bem para fomentar negócios de impacto socioambiental da Amazônia. Trata-se do apoio à Plataforma de Empréstimo Coletivo, iniciativa idealizada pelo parceiro e que ganha força com a participação do Fundo Vale como apoiador. A plataforma permite que pessoas físicas e organizações invistam diretamente em negócios de impacto da região amazônica. É importante destacar que estes empreendimentos mitigam os efeitos do desmatamento na Amazônia e valorizam a economia da floresta em pé, de modo a gerar conservação da biodiversidade, renda para as comunidades, além de preservar a cultura local.

Saiba Mais >

Parceria
Fundo_Vale_Newsletter_004_Previsia
A plataforma que prevê áreas com risco de desmatamento na Amazônia, a PrevisIA, foi vencedora do prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI de 2021”, na categoria Indústria Digital – TI em Telecom. O projeto é uma inteligência artificial desenvolvida pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), apoiada pela Microsoft em parceria com o Fundo Vale. A intenção é  utilizar Inteligência Artificial somada ao cruzamento de dados armazenados em nuvem, coletados via satélite, mapeamento de estradas oficiais e, sobretudo, novas rotas clandestinas – apontadas como principal indício –  para identificar áreas com maior risco de desmatamento na Amazônia. Órgãos públicos, ONGs e jornalistas,  públicos-alvo do empreendimento, estão sendo mobilizados a utilizarem a informação para uma ação estratégica local de forma a evitar futuros desmatamentos. A plataforma é aberta à sociedade, basta acessar https://previsia.org/.

Saiba Mais >

Meta Florestal
Fundo_Vale_Newsletter_004_Sementes
O Fundo Vale foi convidado a participar do evento “SOBRE 2020 – III Conferência Brasileira de Restauração Ecológica” e do “I Seminário Brasileiro de Sementes Nativas”, entre 8 e 11 de novembro. A missão e os impactos socioambientais positivos do Compromisso Voluntário Florestal foram apresentadas dentro do simpósio “Fazendo floresta ser um bom negócio: iniciativas de recuperação com retorno econômico”. O objetivo foi apresentar os arranjos agroflorestais e silvipastoris que promovem recuperação de áreas, impactos sociais positivos e sustentação econômica dentro da Meta Florestal Vale.
O que é…
Negócios de Impacto
Negócios de impacto socioambiental são empreendimentos que atendem simultaneamente a quatro critérios:
Screen Shot 2021-12-06 at 16.22.56
1 – expressam de maneira clara a sua intencionalidade (missão/propósito) de resolver (ao menos em parte) um problema social e/ou ambiental;

2 – A atividade principal dos negócios traz uma solução para um problema socioambiental real, sendo essa solução o principal motivo que justifica a existência do negócio; 

3- Os negócios operam por meio da lógica de mercado, buscando retorno financeiro, ou seja, geram receita própria por meio da venda de produtos e/ou serviços, independente do seu formato jurídico; e

4 – Os negócios têm compromisso com o monitoramento do impacto socioambiental que geram na sociedade.

Saiba Mais > 

Fundo Vale Presente
image001
Ação Climática na Latimpacto

No último dia 1º de dezembro, ocorreu a “Sessão de Conhecimento: entendendo o papel da filantropia e do investimento de impacto em Mercados Voluntários de Carbono”. Trata-se da primeira atividade da Comunidade de Impacto em Mudanças Climáticas e Conservação, da Latimpacto. A mesa contou com a mediação de Márcia Soares, líder de rede e parcerias do Fundo Vale e membro do Conselho Estratégico da Latimpacto, além da participação de Vivian Lujan Gallegos, da Climate Asset Management, e Natalia Arango, do Fondo Acción, cujos diálogos refletiram sobre ação climática e conservação.

Fundo Vale na conferência anual do Conselho Empresarial Brasil China

No dia 7 de dezembro, Márcia Soares, líder de rede e parcerias do Fundo Vale, participou do painel “Sustentabilidade e o futuro da agenda bilateral”, na conferência anual do Conselho Empresarial Brasil China. Participaram ainda da mesa José Renato Domingues (vice-presidente da China Three Gorges no Brasil), Chai Qimin (diretor de estratégia e planejamento do Centro Nacional para Estratégia de Mudança Climática e Cooperação Internacional do Ministério da Ecologia da China) e Adalberto Maluf (diretor da BYD e presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico). [1] A mediação ficou por conta de Cláudia Trevisan, diretora executiva do Conselho Empresarial Brasil-China.

Saiba Mais >

Convite1_PT-474x1024a
Fundo Vale Indica
Fundo_Vale_Newsletter_004_Indica_2
Foi lançada na COP 26 a União Pela Restauração, aliança formada para restaurar quatro milhões de hectares de florestas e paisagens na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica até 2030. Fazem parte da iniciativa as ONGs Conservação Internacional (CI-Brasil), The Nature Conservancy (TNC Brasil), World Resources Institute (WRI Brasil) e o WWF-Brasil.

Saiba Mais >

Podcast & Vídeo
Empreender na Amazônia: Estágios maduros (Academia Amazônia Ensina e Vivalá)

Confira o segundo episódio do podcast Empreender na Amazônia

A Parceiros pela Amazônia (PPA) lançou o segundo episódio do podcast “Empreender na Amazônia", que traz como convidados Daniel Cabrera (cofundador e diretor executivo na Vivalá) e Maria Eugênia Tezza (coordenadora executiva da Academia Amazônia Ensina). Neste diálogo, os dois empreendedores atuantes na região amazônica, comentam sobre a experiência de ser acelerado e como isso contribuiu para o desempenho dos seus negócios.

Artigos & Publicações
Screen Shot 2021-12-06 at 16.01.57
Leia o artigo “A hora e a vez do blended finance”,  escrito por Marco Gorini, sócio e presidente do conselho do grupo Anga&Din4mo, publicado na MIT Sloan Management (ano 3, nº 8, p. 46-51).

Saiba Mais >
Na Mídia
Fundo_Vale_Newsletter_004_Namidia3
Leia a reportagem da Mongabay sobre projeto AMACRO, criado em 2020 para atender os estados de Amazonas (AM), Acre (AC) e Rondônia (RO). A atuação da PrevisIA na região foi citada. A plataforma que usa inteligência artificial, desenvolvida pelo Imazon, com apoio da Microsoft e Fundo Vale, busca identificar dados de previsão para evitar o desmatamento na Amazônia.
Fundo_Vale_Newsletter_004_Namidia
Em reportagem, a Exame mostra os resultados mensurados com a plataforma PrevisIA, desenvolvida pela Microsoft, com apoio do Fundo Vale e do Imazon, que atua para prevenção de desmatamento na Amazônia. A ferramenta foi apresentada na COP26, em novembro, e tem como objetivo municiar o Poder Público e a sociedade civil com informação para fomentar estratégias de preservação e prevenção ao desmatamento. 
Fundo_Vale_Newsletter_004_Namidia2
Nesta reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, saiba mais sobre os projetos apoiados pelo Fundo Vale para proteger a Amazônia e também o Compromisso Florestal Voluntário. Um dos exemplos para fortalecimento da bioeconomia local é o apoio do Fundo Vale à startup Manioca, que comercializa uma linha de produtos provenientes da biodiversidade da Amazônia.
Agenda

10/12 das 9h-12h
Dezembro 

Não deixe de conferir a oficina Rumo ao SIMPACTO – Sistema Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto. O evento é promovido pela Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (ENIMPACTO), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e com agentes públicos e privados de diversos estados. Haverá diálogos estruturados, visando construir conjuntamente as bases para uma articulação nacional em prol dos investimentos e negócios de impacto, o SIMPACTO. (Clique aqui)

16/12 às 8h30
Dezembro 

O Fundo Vale estará presente no XII Congresso Brasileiro de SAF, que será realizado entre  os dias 13 e 17 de dezembro, com o tema: “Conciliando pessoas e evoluindo paradigmas”. Bia Makiyama Marchiori, da Reserva Natural Vale (Linhares/ES), apresentará os objetivos e os resultados prévios do Compromisso Florestal Voluntário, no seminário "Fomento e Investimento em negócios sustentáveis de valoração socioambiental e econômica nos Biomas Brasileiros". (Clique aqui)

Fundo_Vale_Newsletter_004_Frase
O Fundo Vale tem como prioridade assegurar a proteção e a privacidade de seus dados, por isso, reforçamos nossos compromissos quanto à coleta, armazenamento, formas de tratamento e compartilhamento de seus dados pessoais, conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei 13.709/2018). 
 
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails