05/06/23
calculadora de impacto climático

A Climate Ventures, junto com a WayCarbon, desenvolveu uma Calculadora de Impacto Climático para Florestas e Uso do Solo com apoio do Fundo Vale, do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Bayer e Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). Recentemente, negócios e projetos do setor foram convidados a testá-la gratuitamente e colaborar com sua evolução. Usando a matriz de oportunidades do estudo A Onda Verde para segmentar os negócios, a nova ferramenta mensura emissões de GEE e outros indicadores de impacto climático para startups. A partir de cálculos automatizados baseados em metodologias já consolidadas como IPCC e GHG Protocol, a calculadora de impacto climático permite que os empreendimentos verifiquem o potencial de contribuição de suas operações para a agenda de clima.

Sobre a calculadora de impacto climático

Durante o desenvolvimento dessa metodologia de avaliação de impacto climático para negócios de impacto socioambiental, a Climate Venture e WayCarbon, junto com o Fundo Vale, perceberam que não existia nenhuma ferramenta similar para negócios em fase inicial. As grandes empresas já usam consultorias para fazer seus inventários de carbono, mas os empreendimentos menores não o fazem. Seja por falta de cultura, tempo, orçamento, tecnologia.

Então, ao identificar esse gargalo e a proposta de valor dos negócios avaliados na Plataforma Onda Verde – que consolida os principais desafios que o país enfrenta e faz um chamado aos atores do ecossistema de impacto brasileiro para protagonizarem uma transformação sistêmica na relação entre negócios, pessoas e meio ambiente – apoiamos o desenvolvimento dessa calculadora como ferramenta de suporte aos negócios, criando uma frente de avaliação de florestas e uso do solo.

Hoje, é possível fazer o cálculo do impacto climático da restauração/proteção florestal e práticas agrícolas mais sustentáveis, entendendo o impacto de cada negócio frente a suas emissões ou sequestro de carbono. Mapeando e organizando esses dados, é possível cruzar informações para entender quais projetos retiraram carbono do solo e quais geraram impacto positivo para chegar a um cálculo coerente.

Para Liz Lacerda, do time Parcerias e Fomento do Fundo Vale, o grande diferencial da ferramenta é instrumentalizar negócios em fase inicial a pensarem no carbono de impacto, já sabendo como integrar o impacto positivo a sua estratégia de negócio e enxergar oportunidades para produtos e serviços relacionados à mitigação, adaptação e resiliência à crise climática.

Fundo Vale e Climate Ventures

A parceria do Fundo Vale com a Climate Ventures, estabelecida ao longo de 2022, visou fortalecer bons negócios para o clima, com foco em cinco frentes de trabalho:

1. Plataforma Onda Verde de Inovação e Empreendedorismo Climático para uma Economia Carbono Zero;
2. Calculadora de Carbono, para mensuração do potencial de impacto climático para startups climáticas; – a ser lançada em breve; 
3. Movimento Amazônia em Casa Floresta em Pé, com foco em logística e comercialização de produtos da sociobioeconomia da Amazônia;
4. Climate Lounchpad Brasil; e
5. Programa de Impulsionamento de Bons Negócios para o Clima.