06/10/22


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) acaba de reconhecer o Currículo de Sustentabilidade do Cacau como programa de promoção de boas práticas agrícolas.

Ele foi desenvolvido a partir da iniciativa da CocoaAction –Fundação Mundial do Cacau (WCF), que visa fomentar a sustentabilidade na cadeia cacaueira do Brasil – e parceiros como o Fundo Vale, no contexto  da Meta Florestal 2030. O currículo elenca os requisitos mínimos de promoção de boas práticas agrícolas com foco em estimular a produção de alimentos seguros e de boa qualidade, promover práticas de produção sustentável e estimular a melhoria na qualidade de vida da população rural.

“É um importante passo para o avanço da sustentabilidade na cadeia por estimular uma produção de cacau que preserva o meio ambiente, auxilia no incremento da renda do produtor e melhora a vida no campo”,

Vitor Stella, consultor do CocoaAction Brasil.

O currículo torna-se, a partir de agora, referência no país como guia de boas práticas na cacauicultura, e faz do cacau a primeira cadeia agrícola brasileira a ter um programa reconhecido pelo MAPA.

Para o Fundo Vale, a iniciativa está no contexto da Meta Florestal 2030 da Vale, que tem como uma das cadeias prioritárias o cacau. “Para além de recuperar 100 mil hectares de área de forma produtiva, queremos ajudar a impulsionar o setor, afirma a Bia Marchiori, do Fundo Vale, que acompanha a implementação da meta.