28/02/23
Programa Gênese, Jornada Amazônia

A iniciativa é coordenada e executada pela Fundação Certi e conta com a coparticipação e investimentos do Fundo Vale junto com Bradesco, Itaú-Unibanco e Santander.  

A plataforma de inovação Jornada Amazônia, que promove negócios que apoiam a manutenção da floresta em pé, está com inscrições abertas para o programa Gêneses, até o dia 12 de março. Destinado a jovens talentos, com o objetivo de despertá-los para o empreendedorismo, a ideia é incentivar também a pesquisa orientada para produtos e processos de impacto para a floresta.  

A iniciativa é coordenada e executada pela Fundação Certi e conta com a coparticipação e investimentos do Fundo Vale, Bradesco, Itaú-Unibanco e Santander, dentro do Plano Amazônia, uma aliança entre os três bancos, e da estratégia de bioeconomia do Fundo Vale. Nosso propósito é Impulsionar soluções para negócios e cadeias da sociobiodiversidade que fortaleçam a bioeconomia amazônica. 

“Investir na educação empreendedora e no despertar desta vocação é fundamental para ampliar a quantidade de negócios da bioeconomia da Amazônia. Podemos ser referência no mundo neste tema porque temos a floresta mais biodiversa do planeta. Mas não vai adiantar trazer recursos em grande volume para investir na região, se não tivermos empreendimentos em número suficiente para desenvolver essa economia. E tudo isso começa com o espírito empreendedor, que precisa ser estimulado entre os jovens da região”, afirma Márcia Soares, Líder de Parcerias do Fundo Vale. 

Inscrições abertas para o programa Gênese, da Jornada Amazônia, de 13/02/2023 a 12/03/2023  

  • Como se inscrever? Faça seu cadastro gratuito em genese.jornadaamazonia.org.br  
  • Quem pode participar? Jovens talentos residentes nos nove estados da Amazônia Legal, maiores de 18 anos, estudantes do ensino médio, ensino técnico, graduandos e pós-graduandos de instituições de ensino superior da região.  
  • Objetivo do programa: Ajudar empreendedores a tirar sua ideia do papel e transformá-la em negócio de fato. A mentoria tem prazo estimado de um ano, onde eles recebem recursos não reembolsáveis para criar a sua empresa. 
  • Como funciona? O programa mistura conceitos de incubação, aceleração e mentoria. Além de criar redes, compartilha uma série de conteúdos interativos através de videoaulas, podcasts, quizzes, webinars ao vivo, envolvendo, inclusive, recursos como a realidade virtual. 

Fortalecimento da cultura empreendedora da região da Amazônia 

Após a inscrição, os jovens serão inseridos em uma comunidade de formação, voltada a fortalecer a cultura de empreendedorismo de inovação de impacto. Lá, com duração prevista de quatro semanas e início para o dia 20 de março, é esperado que os jovens se conectem aos conteúdos oferecidos sobre empreendedorismo, bioeconomia e inovação. A ideia é incentivar projetos que tragam novas soluções e considerem oportunidades locais, demandas de mercado, além da sustentabilidade socioeconômica e ambiental da floresta amazônica. 

Ao final da formação, os jovens podem concorrer a uma viagem para conhecer o Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Florianópolis, no fim do ano. Um grande polo de startups, com empresas que estão sendo adaptadas e levadas para a Amazônia, a fim de fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo na região, como forma de valorizar a floresta em pé. 

“Ao longo dessas semanas, vamos preparando os jovens para a curiosidade de empreender. A gente simula uma jornada empreendedora, a criação de uma startup desde o nascimento até uma fase de escala. É bem dinâmico, interessante e interativo”, afirma a gerente do Centro de Economia Verde da Fundação Certi, Janice Rodrigues Maciel. 

Os trabalhos se encerram em abril. Os participantes recebem certificado com o total de horas para validação de atividade complementar.  

“No final, surgem ideias de negócios e, aí, a gente linka com o próximo programa, que também faz parte da Jornada Amazônia, que é o Sinapse da Bioeconomia”. Janice 

A meta é alcançar 2 mil inscritos. Você pode ajudar compartilhando essa matéria!