24/04/23

Apoiado pelo Fundo Vale, o programa Sinergia integra a Plataforma Jornada Amazônia e é voltado a startups que se localizem ou impactem a região, com o objetivo de qualificar cerca de 100 negócios inovadores até o final de 2025

As inscrições para o Sinergia, programa gratuito (coordenado e executado pela Fundação CERTI) estão abertas no site oficial até o dia 10 de maio. Parte da Plataforma Jornada Amazônia, projeto, apoiado pelo Fundo Vale, busca criar e fortalecer um pipeline de startups para impulsionar o ecossistema empreendedor da região, o Sinergia é voltado para empresas com CNPJ ativo que estejam no estágio de validação do modelo de negócio, ou em tração. Para participar, as soluções precisam obrigatoriamente apresentar potencial para contribuir positivamente com a bioeconomia da região amazônica e para a competitividade da floresta em pé.

Além de alavancar negócios ao promover conexões relevantes com o mercado, investidores, dinamizadores e outras organizações, o objetivo é fortalecer cerca de 100 startups até o final de 2025 – 80% dessas startups devem obrigatoriamente se localizar na Amazônia Legal, e as restantes precisam impactar a região de alguma forma.

Estrutura do programa Sinergia

Ao longo dos quatro meses do Sinergia, os negócios apoiados participam de capacitações com especialistas em diversas áreas e têm acesso a mentorias individuais com profissionais relevantes de diferentes ecossistemas de negócios e inovação do Brasil.

Os selecionados têm ainda a oportunidade de conexão no Serendip Day, evento online onde são convidados investidores, grandes empresas e outras organizações para apresentação dos negócios. No final, as startups que concluírem o processo de apoio terão acesso ilimitado à rede de negócios da Jornada Amazônia, com oportunidades de conexão.

A Plataforma Jornada Amazônia

O Programa Sinergia integra a plataforma Jornada Amazônia, projeto coordenado e executado pela Fundação CERTI, com a coparticipação e investimentos do Bradesco, Fundo Vale, Itaú Unibanco e Santander. Seu objetivo? Fomentar o desenvolvimento da bioeconomia amazônica e de todo o ecossistema de inovação necessário para que essa economia ganhe escala e se torne competitiva.

· A Jornada Amazônia cria e fortalece um pipeline de startups inovadoras para impulsionar o ecossistema empreendedor;

· Estabelece e/ou qualifica conexões com o mercado;

· Fortalece o ecossistema de inovação e impacto na região amazônica.

Até 2025, a plataforma pretende mobilizar mais de 20 mil talentos empreendedores, além de contribuir para a criação de 200 startups de impacto na região amazônica, a qualificação de 100 empresas, e investimento nas 30 startups mais inovadoras.

Divulgação Climate Ventures