05/06/23

Fundo Vale participa do evento e enfatiza que o legado dessa edição foi provocar um exercício coletivo de reflexão, trazendo visões mais humanas para as novas tecnologias

Fotografia da matéria de Ciaran Bruder no blog do Web Sumit Rio

Pela primeira vez fora da Europa, a 13ª edição do maior evento de tecnologia e inovação do mundo, foi realizada no Rio de Janeiro. Durante quatro dias, o Web Summit Rio 2023 recebeu 21 mil pessoas, 300 palestrantes, mais de 700 startups e 100 horas de palestras, masterclasses e sessões de networking. O Fundo Vale esteve presente através da analista, Letícia Zuardi.

Para ela, o evento provocou um exercício coletivo de reflexão. “Além de fazer um upload de ideias, penso que todos nós saímos dali com a certeza de que precisamos criar mais interações entre diferentes áreas. Atuar em alta performance no mercado de sustentabilidade, impacto socioambiental, blended finance, venture capital é impossível somente com tecnologia e inovação. O que faz diferença (e sempre fará) são as pessoas, nosso conhecimento compartilhado”, enfatiza.

 Aqui vão alguns destaques:

Venture Capital – Apesar da baixa ocorrida no ano passado com a redução nas rodadas de venture capital, os investidores estão com boas perspetivas, acham que o “inverno das VCs” ajudaram na regulação do mercado já que os valuations estavam com valores muito altos. Em especial, soluções com foco em IA, clima e biotecnologia. 

Inteligência Artificial – Assuntos em alta no setor de tecnologia que foi debatido incessantemente, mesmo em sessões onde a tecnologia não era o tema principal. Os pontos de vista nem sempre foram parecidos: a IA foi atacada por uns e superestimada por outros. As opiniões vão desde o uso de dados para construção de ferramentas com informações incorretas, até quem acredite que a próxima revolução industrial será baseada na IA.

Mudanças climáticas – Destaque para a Masterclass “Inovação e Descarbonização” ministrada por Ludmila Nascimento, diretora de Energia e Descarbonização da Vale. O que a mineração tem a ver com a inovação? Ela apresentou a importância do tema descarbonização e as soluções mais inovadoras para a mineração do futuro, listou iniciativas da Vale como centros de pesquisa, institutos de tecnologia e apoio a startupserdes de restauração das matas nativas. Corporate Innovation – A temática foi discutida de forma diferente, a transformação cultural ganhou um peso muito maior do que a transformação tecnológica.