-
-
25 de Janeiro de 2018
A biodiversidade ganha valor pela boca
-
26 de Outubro de 2017
IFT fomenta cadeia do açaí e da madeira no Marajó
-

Iniciativa busca conectar organizações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa para lutar pela defesa do uso sustentável dos territórios comunitários no Pará.
Saiba maisA iniciativa se consolidou como a maior rede de sementes nativas do Brasil, na qual participam coletores indígenas, ribeirinhos, agricultores familiares e urbanos, produtores rurais, técnicos e parceiros.
Saiba maisOs projetos precisam mostrar que seus objetivos e atividades fazem parte de um processo coletivo da comunidade. Podem também ser voltados para melhorar e apoiar ações que já estejam realizadas pelas comunidades, desde que estejam direcionadas para a implementação da PNGATI.
Saiba maisDesafio Big seleciona até o dia 23 de abril ideias, projetos e empreendimentos associados aos problemas ambientais prioritários da Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro.
Saiba maisComo apoio do Instituto Floresta Tropical (IFT), em parceria com o Fundo Vale, grupos de produtores agroextrativistas que vivem na ResexVerde para Sempre inciaram em dezembro o manejo florestal comunitário.
Saiba maisCartilha produzida pelo Instituto Centro de Vida (ICV) mostra papel da sociedade nos conselhos municipais de meio ambiente e desenvolvimento rural sustentável.
Saiba maisLançado nesta semana, o livro “Histórias do começo e do fim do mundo – o contato do povo Paiter Suruí” traz narrativas tradicionais e depoimentos de 16 anciãos que vivenciaram o contato deste povo com os brancos e conflitos resultantes, na década de 60. O objetivo é valorizar e divulgar a cultura Paiter.
Saiba maisA Fundação Mitsui Bussan do Brasil acaba de se tornar a mais nova parceira do Fundo Vale. O que une as duas organizações é o projeto Pesca Sustentável na Costa Amazônica, desenvolvido desde 2014 pela Unesco com a parceria do Fundo Vale, e que agora passa a receber apoio da Mitsui para suas atividades.
Saiba maisWorkshop realizado no final de outubro, no Rio de Janeiro, reúne institutos e fundações para discutir a criação de um protótipo de investimento coletivo em negócios de impacto socioambiental. O objetivo é aprender na prática os diferentes modelos e mecanismos financeiros de investimento. O Fundo Vale é um dos membros da iniciativa.
Saiba maisO Protocolo Comunitário do Bailique, instrumento de empoderamento local e de gestão territorial e conservação da biodiversidade, dá mais alguns passos importantes para sua consolidação durante o mês de novembro com a certificação FSC dos açaizais.
Saiba maisO Ciclo de Oficinas sobre Negócios Sustentáveis na Amazônia, realizado pelo Fundo Vale nos meses de julho e agosto, em parceria com o Fundo Amazônia, refletiu sobre os desafios e oportunidades para os negócios que valorizam a floresta em pé.
Saiba maisEmpresa é a primeira do segmento a aderir à prática
Saiba maisO Café Apuí Agroflorestal foi selecionado para um showroom durante o período das Olimpíadas e Paralimpíadas, no Rio de Janeiro. O produto, resultado do Projeto Café em Agrofloresta desenvolvido pelo Idesam em Apuí (a 453 quilômetros de Manaus), vem contribuindo para unir o cuidado da saúde com o meio ambiente.
Saiba maisO ciclo de oficinas “Jovens Protagonistas na Sustentabilidade” utiliza arte, educação, comunicação e outras ferramentas para capacitar os jovens sobre a sustentabilidade da cadeia produtiva dos recursos pesqueiros locais na Costa Amazônica.
Saiba maisO Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia, lançado pelo Ibam, selecionou 10 práticas inspiradoras, sendo que seis delas são de parceiros e projetos apoiados diretamente pelo Fundo Vale. A iniciativa faz parte do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental, que conta com financiamento do Fundo Amazônia (BNDES). O Prêmio recebeu inscrições de 140 práticas desenvolvidas em diversos municípios da Amazônia e a cerimônia de premiação será em Belém, no dia 21 de junho.
Saiba maisLançamento de publicações, documentário e mesa de debates marcaram seminário realizado no dia 28 de abril, organizado pelo Instituto Floresta Tropical (IFT), em Belém. Fundo Vale participou da mesa de debates.
Saiba maisIntercâmbio leva agricultores de Cotriguaçu a Cáceres e Mirassol D`Oeste para trocar experiências com babaçu, com apoio do Instituto Centro de Vida (ICV).
Saiba maisCom apoio técnico do ISA, extrativistas e indígenas unem forças e criam rede de “cantinas”, que promete dinamizar a economia em Reservas Extrativistas e Terras Indígenas na Terra do Meio (PA)
Saiba maisO objetivo foi proporcionar a vivência aos produtores rurais de uma alternativa atualmente existente na região noroeste do MT, de geração de renda na cadeia de extrativismo, baseado na proposta de desenvolvimento agroindustrial.
Saiba maisMesa de debates reúne Serviço Florestal Brasileiro, ICMBio, IEB, IFT e Fundo Vale para refletir sobre manejo florestal comunitário
Saiba maisDiferentes experiências de comunidades tradicionais e indígenas foram apresentadas e discutidas com ênfase nos obstáculos enfrentados e também nas boas práticas de gestão.
Saiba maisSelo identifica produtos de territórios brasileiros, com base em plataforma digital que permite transparência nas relações comerciais. A iniciativa coordenada pelo ISA e Imaflora, reúne diversos parceiros e apoiadores, entre eles o Fundo Vale.
Saiba maisReunidos na aldeia Santa Cruz (MT), com danças e cantos para reafirmar a amizade e comemorar a chegada da equipe técnica do Instituto Socioambiental (ISA), o encontro de planejamento da Associação Rede de Sementes do Xingu levantou o potencial de produção para ano e possibilitou a troca de conhecimento.
Saiba maisA Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) tem promovido ações de fortalecimento da governança socioambiental em Rondônia, em parceria com o Fundo Vale. O objetivo é melhorar a gestão ambiental e territorial no Estado, diminuindo o desmatamento ilegal. Em março, foi realizada a segunda capacitação de conselheiros de Cacoal.
Saiba maisLançada no final de novembro, a Campanha Cotriguaçu a Caminho da Sustentabilidade tem como objetivo ser um mecanismo de diálogo constante entre sociedade civil e poder público, por meio de um fórum que promove ações voltadas para a sustentabilidade local e melhoria da qualidade de vida no município mato-grossense. Em outras ações, foram realizadas em fevereiro oficinas sobre resíduos em escolas municipais.
Saiba maisA Plataforma Socioambiental do Amapá tem como objetivo construir uma agenda positiva para o Estado. A educação do campo é um dos temas foco e entre as ações iniciais estão um curso de formação de lideranças visando ao empoderamento dos sujeitos locais a favor da conservação ambiental e do desenvolvimento local, promovido pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), com o apoio do Fundo Vale.
Saiba maisCom o apoio do Instituto Floresta Tropical (IFT), cinco Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) foram aprovados para as associações comunitárias da Reserva Extrativista Verde para Sempre, no Pará. A notícia traz novo fôlego aos moradores dessa unidade de conservação, que há anos aguardam pela legalização da atividade madeireira na região.
Saiba maisCrianças de uma creche em Apuí, no sul do Amazonas, colocaram a mão na terra para plantar árvores como atividade da campanha “Plante essa Ideia”. A ação envolveu professores e cerca de 280 crianças da faixa etária de 2 a 6 anos. Ao todo foram plantadas 66 mudas de 11 espécies como ipê roxo, amarelo e branco; rosa chilena, palmeira imperial, entre outras, todas com mudas do Viveiro Santa Lucia.
Saiba maisO Projeto Saúde e Alegria (CEAPS), organização parceira do Fundo Vale na região do Corredor Tapajós (PA), é uma das 178 instituições educacionais brasileiras – entre organizações não governamentais, escolas públicas e particulares – que foi reconhecida pelo Ministério da Educação como exemplo de inovação e criatividade na educação básica.
Saiba maisO CEFA é um espaço destinado para fomentar e desenvolver tecnologias socioambientais.
Saiba maisEm uma parceria inédita, a Cooperativa Mista Agroextrativista do Rio Unini (COOMARU), entregou 1.800Kg de castanha em amêndoas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB.
Saiba maisProtocolo Comunitário do Bailique é o primeiro do gênero no país; cartilha contém orientações para gestão territorial e manejo sustentável
Saiba mais