Acesse o documento que resume os aprendizados do Fundo Vale na implementação de uma estratégia com foco em cadeias produtivas e negócios sustentáveis na Amazônia. Fechar

17 de Maio de 2016

Agricultores familares do MT trocam experiência sobre babaçu

Intercâmbio leva agricultores de Cotriguaçu a Cáceres e Mirassol D`Oeste para trocar experiências com babaçu, com apoio do Instituto Centro de Vida (ICV).

Em Cáceres, intercâmbio trouxe histórias de vida para a roda de diálogo. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV


Por Sucena Shkrada Resk 

Uma distância de aproximadamente 2000 quilômetros (ida e volta) foi percorrida por um grupo de agricultores familiares do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu, de Cotriguaçu, Mato Grosso, e representantes respectivamente do conselho do Parque Nacional do Juruena (Parnaju), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Assuntos Fundiários de Cotriguaçu e do distrito de Agrovila, entre os dias 9 e 13 de maio.

O grupo participou da visita de intercâmbio a dois grupos de mulheres da Associação Regional de Produtoras Extrativistas do Pantanal (Arpep) –  Grupo Frutos da Terra, em Cáceres, e ao Grupo das Margaridas, no Assentamento Margarida Alves, em Mirassol D`Oeste, também localizado no Estado, com uma peculiaridade interessante: o encontro também possibilitou a troca de experiências entre a realidade do bioma amazônico com o bioma cerrado. A organização foi do Instituto Centro de Vida (Vida) e da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE).

O intercâmbio foi apoiado diretamente pelo ISPN, que é parceiro dos diferentes grupos representados no intercâmbio, e pelos seguintes projetos: Construindo Estratégias de Produção Sustentável para Agricultura Familiar na Amazônia Mato-grossense, uma ação do Instituto Centro de Vida (ICV), financiada pelo Fundo Vale; e de Promoção do Extrativismo Sustentável do Babaçu e do Desenvolvimento Comunitário em Cotriguaçu (Coopercotri/ISPN), com contribuições da FASE e da Arpep.

Leia na íntegra em http://www.icv.org.br/2016/05/17/intercambio-leva-agricultores-de-cotriguacu-a-caceres-para-trocar-experiencias-com-babacu/