Acesse o documento que resume os aprendizados do Fundo Vale na implementação de uma estratégia com foco em cadeias produtivas e negócios sustentáveis na Amazônia. Fechar

09 de Fevereiro de 2018

Aprendizados sobre cadeias produtivas e negócios sustentáveis na Amazônia

Confira os resultados da estratégia do Fundo Vale com foco em negócios socioambientais na Amazônia, bem como aprendizados e achados até o momento.

A experiência acumulada pelas iniciativas apoiadas pelo Fundo Vale desde 2009 mostraram que a conservação da Amazônia passa pelo sucesso de uma economia que valorize a floresta em pé. Partindo dessa premissa, desde o final de 2015, o Fundo Vale vem buscando fortalecer iniciativas de apoio às cadeias produtivas de base florestal e sustentável.

Assim, tem construído uma estratégia que busque novos arranjos com organizações motoras do desenvolvimento sustentável, para incentivo a um ambiente mais vibrante de negócios sustentáveis na região, bem como
instrumentos financeiros que potencializem as cadeias de base florestal e baixo carbono.

“A partir do apoio a uma carteira de 10 projetos com foco produtivo,  buscamos entender os gargalos e alternativas para o sucesso desses negócios”, conta Patrícia Daros, Diretora do Fundo Vale. A aproximação entre atores do meio socioambiental e comunidades locais com o ambiente de finanças sociais e de impacto é fundamental nesse processo.

O desenvolvimento da estratégia de fortalecimento de cadeias produtivas e negócios sustentáveis do Fundo Vale foi resultado de um intenso processo de diálogo e aprendizado, que ocorreu entre 2016 e 2017 em torno de três iniciativas principais: oficinas sobre Negócios Sustentáveis; aprendizado sobre o ecossistema de Finanças Sociais e Negócios de Impacto; e apoio a uma carteira de 10 projetos com organizações socioambientais que desenvolvem cadeias produtivas em territórios prioritários, totalizando aportes de quase R$ 5 milhões.

Clique aqui e confira os resultados dessa estratégia até o momento, bem como aprendizados e achados.