Produzida num formato pequeno e de fácil leitura, a cartilha trata da importância da participação e do controle social à promoção dos direitos dos cidadãos e à efetivação de uma gestão pública democrática. A obra é fruto da experiência de chão do Instituto Centro de Vida (ICV) no assessoramento a conselhos municipais do norte e noroeste do estado de Mato Grosso. Fechar

15 de Janeiro de 2017

Conselhos municipais de meio ambiente e desenvolvimento rural sustentável em pauta

Cartilha produzida pelo Instituto Centro de Vida (ICV) mostra papel da sociedade nos conselhos municipais de meio ambiente e desenvolvimento rural sustentável.

Com apoio do Fundo Vale, o Instituto Centro de Vida (ICV) acaba de lançar a cartilha Conselhos Municipais: o papel da sociedade nesta construção (Meio ambiente e desenvolvimento rural sustentável) que, em 30 páginas, num formato pequeno e de fácil leitura, trata da importância da participação e do controle social à promoção dos direitos dos cidadãos e à efetivação de uma gestão pública democrática. A obra é fruto de nossa experiência de chão de assessoramento a conselhos municipais do norte e noroeste do estado de Mato Grosso.

Em cinco capítulos, disponibiliza informações sobre quais são as características dos conselhos municipais participativos, como se dá na prática a participação social e como são as estruturas dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDMRS) e dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (CMMA).

Os desafios para implementação também fazem parte do conteúdo, para gerar reflexão sobre como superar esses problemas ao longo do processo. A cartilha ainda oferece dicas de links úteis sobre este tema e bibliografia para que possa aprofundar a pesquisa. O objetivo é promover o estímulo ao exercício de cidadania, que estes espaços propiciam à nossa sociedade.

Boa leitura!