Durante o ano de 2016 o IEB realizou um conjunto de ações visando qualificar a situação atual das cadeias de valor do agroextrativismo no sul do Amazonas, com apoio do Fundo Vale. O objetivo foi construir bases para uma estratégia de fortalecimento das cadeias de valor mais importantes para a população agroextrativista e indígena da região. O resultado foi uma série de notas técnicas sobre o agroextrativismo neste território. Fechar

14 de Novembro de 2015

COOMARU acessa o Programa Aquisição de Alimentos do Governo Federal

Em uma parceria inédita, a Cooperativa Mista Agroextrativista do Rio Unini (COOMARU), entregou 1.800Kg de castanha em amêndoas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB.

Em uma parceria inédita, a Cooperativa Mista Agroextrativista do Rio Unini (COOMARU), da Bacia do Rio Negro (AM), entregou 1.800Kg de castanha em amêndoas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB.

O processo de contratação do PAA pela COOMARU teve o apoio da Fundação Vitória Amazônica (FVA), dos técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – IDAM e das Secretárias de Produção e Saúde da Prefeitura de Barcelos. As amêndoas foram distribuídas para instituições sociais parceiras do programa Mesa Brasil SESC no último dia 21 de outubro com a presença do Presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Petrucio Magalhães.

Segundo o coordenador do Programa Desenvolvimento Humano Integrado (PDHI/FVA), Ignácio Oliete Josa, a ação entre PAA e COOMARU, foi uma iniciativa inédita no Rio Negro, partindo de uma instituição de base comunitária. “Foi uma oportunidade muito boa, em um momento em que a COOMARU estava com certa dificuldade de vender seu estoque, em vista de um mercado competitivo e com uma castanha mais barata”, contou.

 

Leia na íntegra em http://www.fva.org.br/index.php/2015/11/10/coomaru-acessa-o-programa-aquisicao-de-alimentos-do-governo-federal/ 

 


Foto: arquivo FVA