Realizada pela Audisa Auditoria e Consultoria Fechar

17 de Março de 2020

Coronavírus e o Fundo Vale

Desde a última semana, empresas e instituições têm tomado medidas preventivas para evitar a propagação do Coronavírus (COVID-19) em nosso país. O Fundo Vale também adotou uma série de medidas, seguindo orientação de sua mantenedora, a Vale.

Desde a última semana, empresas e instituições têm tomado medidas preventivas para evitar a propagação do Coronavírus (COVID-19) em nosso país. A prevenção tem como objetivo reduzir a progressão da curva de propagação da doença e evitar, assim, a sobrecarga do sistema de saúde. O impacto do surto de COVID-19 está diretamente relacionado às características do novo vírus (como sua alta transmissibilidade, sintomas inespecíficos que dificultam a identificação de casos e possível transmissão não detectada), bem como a atual falta de uma vacina ou medicamento para controlar ou reduzir seu impacto.

O Fundo Vale está seguindo as orientações de sua mantenedora, a Vale, e recomenda a seus parceiros que também adotem medidas preventivas, a saber:

– Home office: Toda a equipe do Fundo Vale iniciou trabalho remoto a partir desta segunda-feira, dia 16/03/2020, por período indeterminado. A medida será reavaliada a cada semana.

– Viagens nacionais e internacionais: Estão suspensas, até segunda ordem, viagens aéreas internacionais e domésticas não essenciais. Viagens não essenciais são os deslocamentos feitos para realização de reuniões, visitas, participação em eventos e treinamentos, por exemplo.

– Ferramentas de comunicação virtuais: Visando dar continuidade às atividades, sempre que possível estamos reagendando reuniões presenciais para realização por webconference, usando recursos como o Teams (sistema usado pela Vale) ou Zoom. Estamos com acesso a todos os arquivos do Fundo Vale, dentro da rede Vale, sem prejuízo para o trabalho administrativo. Priorize o uso de ferramentas de comunicação virtuais neste período.

– Atividades presenciais: Caso não seja possível a realização de home office, ou em caso de reuniões presenciais que não possam ser canceladas: sente-se com distância de pelo menos 2 metros dos seus colegas |  Deixe álcool gel disponível para as pessoas no local de trabalho ou reuniões | Deixe o mínimo de objetos possível em cima das mesas para facilitar a limpeza, que deve ser reforçada neste período.

– Higienização adequada de equipamentos: Evite compartilhar objetos pessoais e equipamentos (como computadores, telefones e fones, entre outros). De todo o modo, mesmo em casa, higienize-os com álcool gel antes de iniciar o uso.

– Estagiários: De acordo com a legislação brasileira, estagiários não podem trabalhar em home office. Portanto, neste período, recomenda-se que eles não sejam demandados.

– Evite aglomerações: A diretriz é não realizar eventos, reuniões, encontros, treinamentos presenciais, além de reduzir ao máximo a recepção de visitantes e fornecedores nos escritórios. Recomendamos fortemente que estes comportamentos de distanciamento social sejam replicados fora do horário de trabalho, evitando frequentar restaurantes, shoppings, shows, cinemas, teatros, eventos esportivos, transporte coletivo, entre outros.

– Auto Monitoramento: As pessoas devem permanecer alertas para febre, tosse ou dificuldade em respirar. Se sentir febre ou desenvolver tosse ou dificuldade em respirar durante este período, deve medir a temperatura, se auto isolar, limitar o contato com outras pessoas e procurar orientação por telefone de um profissional de saúde para determinar se a avaliação médica é necessária.

Estamos adotando medidas alternativas, porém seguras, buscando impactar o menos possível nossas atividades e projetos.

Se cada um fizer a sua parte, temos certeza que conseguiremos lidar com esta pandemia de forma responsável e assertiva.

 

Patrícia Daros

Diretora de Operações do Fundo Vale

 

Alguns links para informações oficiais sobre o Coronavírus:

https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019

https://coronavirus.saude.gov.br/

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:folha-informativa-novo-coronavirus-2019-ncov&Itemid=875