Durante o ano de 2016 o IEB realizou um conjunto de ações visando qualificar a situação atual das cadeias de valor do agroextrativismo no sul do Amazonas, com apoio do Fundo Vale. O objetivo foi construir bases para uma estratégia de fortalecimento das cadeias de valor mais importantes para a população agroextrativista e indígena da região. O resultado foi uma série de notas técnicas sobre o agroextrativismo neste território. Fechar

25 de Janeiro de 2016

Crianças plantam árvores em Apuí, no Amazonas

Crianças de uma creche em Apuí, no sul do Amazonas, colocaram a mão na terra para plantar árvores como atividade da campanha “Plante essa Ideia”. A ação envolveu professores e cerca de 280 crianças da faixa etária de 2 a 6 anos. Ao todo foram plantadas 66 mudas de 11 espécies como ipê roxo, amarelo e branco; rosa chilena, palmeira imperial, entre outras, todas com mudas do Viveiro Santa Lucia.

 


Por Priscila Rabassa
Foto4_Idesam_plantio-educacao-ambiental-apui-amazonas_peqSe cada um de nós pensasse em plantar pelo menos uma árvore durante a vida, com certeza, estaríamos contribuindo para a preservação da natureza e para uma vida melhor. Pensando nisso, o Idesam convocou alunos e professores da creche Doce Lar Irmã Inês, localizada em Apuí, sul do Amazonas, a colocar a mão na terra para deixar a escola – e o município – mais verde.

A atividade foi resultado da campanha “Plante essa Ideia”, onde a meta é criar espaços verdes no município visando reduzir o índice de desmatamento e intensificar as atividades de educação nas escolas municipais, conscientizando as crianças de que conservar a natureza é a melhor escolha. A ação envolveu professores e cerca de 280 crianças da faixa etária de 2 a 6 anos.

Carlos Koury, diretor executivo do Idesam, espera que o exemplo possa ser seguido por outras escolas, despertando desde cedo, nas crianças, o sentido da cidadania e o respeito ao meio ambiente.

Ao todo foram plantadas 66 mudas de 11 espécies como ipê roxo, amarelo e branco; rosa chilena, palmeira imperial, entre outras. Todas foram produzidas no Viveiro Santa Luzia, parceiro local do Idesam nas atividades de reflorestamento e educação ambiental. A manutenção da área e das árvores será feita por funcionários da escola, com o auxílio e orientação dos técnicos do Idesam.

A atividade é parte do projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí, promovido pelo Idesam em parceria com o Fundo Vale.

Lei na íntegra em http://www.idesam.org.br/plante-essa-ideia-criancas-plantam-66-arvores-em-creche-de-apui/#.VuhI5H0rLIU


Foto: arquivo Idesam/ Priscila Rabassa