Durante o ano de 2016 o IEB realizou um conjunto de ações visando qualificar a situação atual das cadeias de valor do agroextrativismo no sul do Amazonas, com apoio do Fundo Vale. O objetivo foi construir bases para uma estratégia de fortalecimento das cadeias de valor mais importantes para a população agroextrativista e indígena da região. O resultado foi uma série de notas técnicas sobre o agroextrativismo neste território. Fechar

14 de Abril de 2016

Evento em Belém debate manejo florestal comunitário

Mesa de debates reúne Serviço Florestal Brasileiro, ICMBio, IEB, IFT e Fundo Vale para refletir sobre manejo florestal comunitário

Faltam 15 dias para o seminário sobre Manejo Florestal Comunitário em Unidades de Conservação da Amazônia Brasileira, que será realizado em Belém no dia 28 de abril pelo Instituto Floresta Tropical (IFT) em parceria com o Fundo Vale. Na ocasião, uma mesa de debates vai reunir diferentes entidades para refletir sobre os cenários e perspectivas do manejo florestal comunitário.

A mesa de debates tem como objetivo levantar reflexões sobre o atual momento do manejo florestal comunitário na Amazônia, com foco para a atividade desenvolvida por populações tradicionais que vivem em Unidades de Conservação. Por meio do diálogo entre as instituições que vão compor a mesa, pretende-se estabelecer um panorama das políticas públicas que estão em vigor, apontar os principais gargalos para implantação do MFC e apontar a importância do trabalho em rede, envolvendo governo, organizações não governamentais, comunidades, empresas, universidades e outros segmentos nesse processo.

Convidados da mesa

Iran Pires –  Engenheiro Florestal e Vice-Secretário Executivo do IFT.

Patrícia Daros – Assistente Social, Mestre em Movimentos Sociais e Processos de Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretora operacional do Fundo Vale.

Manuel Amaral – Agrônomo, mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará e coordenador regional do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).

Paulo Augusto Lobato – Coordenador técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (EMATER-PA).

Marcelo Santos Melo – Engenheiro florestal, mestre em Recursos Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e chefe substituto do Serviço Florestal Brasileiro/Unidade Regional do Distrito Florestal Sustentável da BR-163, com sede em Santarém.

Renato Sales – Diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Ao longo do evento serão apresentados os principais resultados do “Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Manejo Florestal Comunitário e Familiar em Florestas Públicas da Amazônia Brasileira”. Na ocasião, o IFT vai socializar as experiências, aprendizados e reflexões vivenciadas pelo IFT, comunidades e instituições parceiras que contribuíram com o projeto, de forma a disseminar informações para a promoção do manejo florestal comunitário na Amazônia.

 

Lançamento

Durante o evento serão lançados produtos do projeto realizado pelo IFT. Além do documentário “Florestas Comunitárias”, que conta como foi executado esse projeto e as percepções das populações tradicionais sobre a dinâmica de trabalho desenvolvida pelo IFT, teremos ainda o lançamento da publicação “Reflexões sobre a execução do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Manejo Florestal Comunitário e Familiar em Florestas Públicas da Amazônia Brasileira” e a Revista Online Florestas Comunitárias.

 


Serviço


 

Seminário sobre Manejo Florestal Comunitário nas Unidades de Conservação da Amazônia Brasileira

Data: 28 de abril de 2016

Local: Computer Hall. Antônio Barreto nº 1176. Entre 9 de Janeiro e Alcindo Cacela – Belém / PA

Hora: 08h às 17h

Mais informações: 91 3202-8317/8313 ou pelo ascom@ift.org.br

*Evento fechado para aqueles que confirmarem presença

 

Foto: arquivo IFT