Produzida num formato pequeno e de fácil leitura, a cartilha trata da importância da participação e do controle social à promoção dos direitos dos cidadãos e à efetivação de uma gestão pública democrática. A obra é fruto da experiência de chão do Instituto Centro de Vida (ICV) no assessoramento a conselhos municipais do norte e noroeste do estado de Mato Grosso. Fechar

16 de Novembro de 2016

Fundação Mitsui e Fundo Vale assinam parceria para apoio a projeto na Costa Amazônica

A Fundação Mitsui Bussan do Brasil acaba de se tornar a mais nova parceira do Fundo Vale. O que une as duas organizações é o projeto Pesca Sustentável na Costa Amazônica, desenvolvido desde 2014 pela Unesco com a parceria do Fundo Vale, e que agora passa a receber apoio da Mitsui para suas atividades.


Foto: Milena Argenta

Pescadores da Costa Amazônica são os beneficiários do projeto. Foto: Milena Argenta

Cumprindo sua missão de induzir, conectar e multiplicar soluções para o meio ambiente, o Fundo Vale tem buscado estabelecer parcerias que potencializem o apoio a seus projetos. A mais recente organização parceira que veio unir forças para mudar a realidade da cadeia produtiva da pesca artesanal do Amapá ao Maranhão, é a Fundação Mitsui Bussan do Brasil, que acaba de formalizar seu apoio ao projeto Pesca Sustentável na Costa Amazônica, junto ao Fundo Vale, para 2016 e 2017.

O projeto foi idealizado e é desenvolvido pela Unesco, e tem por objetivo apoiar o desenvolvimento e fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis da pesca na costa amazônica, tendo como base a participação social, a corresponsabilidade e a diversidade cultural e de saberes. Entre os eixos foco das atividades estão o desenvolvimento de cadeias produtivas da cata do caranguejo e pesca do camarão; a gestão participativa e corresponsável da atividade; e o desenvolvimento de competências entre os comunitários com base em conhecimento, habilidade e atitude.

“Esse foi um projeto construído a muitas mãos, com a participação direta das comunidades envolvidas, em uma região muito carente de apoio, e que vem sofrendo forte pressão sobre seus recursos naturais”, explica Patrícia Daros, Diretora de Operações do Fundo Vale. “Melhorar essas cadeias produtivas não só vai ter impacto no aumento dos estoques pesqueiros dessas espécies, como também vai melhorar a vida das pessoas que vivem da pesca nestes locais”, acredita.

Para a Fundação Mitsui Bussan do Brasil, criada em 2008 pelo grupo de mesmo nome, a parceria é inovadora pois é o primeiro projeto de meio ambiente a ser apoiado por eles na Amazônia brasileira. “A Fundação pretende expandir seu portfólio para atividades relacionadas ao meio ambiente através da parceria com outras organizações que possuem uma rica experiência na área. A Mitsui aprecia muito a atuação do Fundo Vale na área de meio ambiente, por isso veio conversando nestes últimos anos sobre promoverem juntos uma atividade social”, afirma o Sr. Shinji Tsuchiya, Presidente da Fundação Mitsui Bussan do Brasil. “A nossa expectativa é aprender sobre o gerenciamento e o conceito do projeto ambiental dos nossos parceiros, Fundo Vale e Unesco. Desejamos que a nossa parceria contribua no sucesso do projeto, que haja a melhoria socioambiental significativa para os cidadãos locais”, completa.

A Fundação apoia atividades nas áreas de educação, meio ambiente e intercâmbio bilateral entre o Japão e o Brasil, a fim de contribuir para o fortalecimento da amizade e o desenvolvimento de parcerias entre os dois países.  Mais informações em http://www.mitsui.com/br/pt/csr/index.html

 

Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto.