Acesse o documento que resume os aprendizados do Fundo Vale na implementação de uma estratégia com foco em cadeias produtivas e negócios sustentáveis na Amazônia. Fechar

12 de Dezembro de 2018

Fundo Vale participa da 14ª conferência da European Venture Philanthropy Association

De 28 a 30 de novembro, o Fundo Vale esteve presente na 14a conferência anual da European Venture Philanthropy Association (EVPA), realizada em Varsóvia, na Polônia, considerado o maior evento no campo da filantropia e negócios de impacto.

Delegação latino-americana participa da 14ª Conferência da EVPA

Delegação latino-americana participa da 14ª Conferência da EVPA

__________________________

Realizada em Varsóvia, na Polônia, a  14a conferência anual da European Venture Philanthropy Association (EVPA), reuniu cerca de  800 pessoas, de diferentes setores, a fim de promover uma maior cooperação para a resolução dos desafios socioambientais do planeta.

O foco desta edição, realizada entre os dias 28 e 30 de novembro,  foi “Novas Fronteiras para o Impacto” e pela primeira vez contou com a participação de uma delegação latino-americana composta por 20 representantes de instituições do Brasil, Peru, Chile, México e Colômbia. O modelo Venture Philanthropy (VP) é considerado uma abordagem que se baseia no tripé “impact management, tailored finance e non-financial support”, que pressupõe mensuração do impacto dos resultados, compreensão do tipo de financiamento necessário e suporte além do financeiro por meio de processos de mentoria. Há um grupo de organizações discutindo a possibilidade de criação de uma rede similar na região.

Para Guilherme Karam, coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, participar da 14ª conferência da EVPA foi uma oportunidade de mergulhar no tema e perceber boas oportunidades de inovação na forma de fazer filantropia na América Latina. “Há bastante espaço para que institutos e fundações, cada vez mais, hajam de forma coordenada, ajustadas às necessidades das instituições apoiadas, por mais tempo e com foco no maior impacto possível. A forte presença de instituições brasileiras na delegação da América Latina demonstra o potencial que temos de contribuir para que essa temática seja, cada vez mais, discutida em nosso continente.”

Carina Pimenta, diretora de operações do Conexsus Instituto Conexões Sustentáveis, acredita que as propostas por trás das premissas da VP sintetizam grandes desafios para o contexto brasileiro do investimento social privado. “Significa um diálogo muito maior e bem estratégico com nosso portfólio de parceiros e um perfil diferenciado de acompanhamento. A abertura para o diálogo por parte das organizações da sociedade civil, que são as receptoras dos recursos, as parceiras na prática, é essencial para que entendam os conceitos, pratiquem junto, significa para elas também uma mudança de paradigma bastante necessária.”

FIIMP na 14ª Conferência EVPA

Painel da América Latina falou sobre experiências na região, entre elas a do FIIMP - Fundações e Institutos de Impacto

Painel da América Latina falou sobre experiências na região, entre elas a do FIIMP – Fundações e Institutos de Impacto

Com o apoio da Fundação BMW, alguns representantes do grupo de Fundações e Institutos de Impacto (FIIMP) participaram da conferência e tiveram a oportunidade de disseminar a experiência, já consolidada na publicação “FIIMP, nossa jornada de aprendizagem em Finanças Sociais e Negócios de Impacto“, para organizações filantrópicas da Europa.

Para Márcia Soares, da área de Gestão de Parcerias e Redes do Fundo Vale, uma das integrantes do grupo latino-americano,  muito do que foi experimentado no FIIMP está alinhado com o conceito de Venture Philanthropy, apesar de não contemplar todos os eixos dessa abordagem. “Ainda que pouco conhecido no Brasil, o modelo de VP se aproxima de algumas experiências brasileiras com mecanismos financeiros para negócios socioambientais e avaliação de impacto. O evento nos permitiu refletir sobre os rumos da filantropia no Brasil. No fundo, o que todos buscam é aumentar o impacto social ou ambiental de suas ações, com ganho de escala e perenidade das iniciativas. Buscamos uma filantropia sustentável.”, destaca.

Leia mais em https://gife.org.br/gife-mobiliza-delegacao-latino-americana-para-a-14a-conferencia-da-european-venture-philanthropy-association/