Acesse o documento que resume os aprendizados do Fundo Vale na implementação de uma estratégia com foco em cadeias produtivas e negócios sustentáveis na Amazônia. Fechar

03 de Janeiro de 2016

Projeto Floresta Ativa promove o desenvolvimento territorial no Tapajós

O CEFA é um espaço destinado para fomentar e desenvolver tecnologias socioambientais.

A Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns é uma das maiores unidades de conservação do Brasil, com uma área de 647 mil hectares. Após anos de luta pelo território, os comunitários conquistaram o direito, não somente a terra, mas ao trabalho, à preservação da cultura, dos costumes e tradições.

Nesse sentido o Projeto Saúde e Alegria juntamente com os parceiros Instituto Chico Mendes (ICMbio) e a Organização das Associações das Comunidades da Resex – Tapajoara, desenvolvem o projeto Floresta Ativa. Com várias atividades o projeto possui características de um grande programa, no qual contempla desde o apoio a assistência técnica rural, criação de viveiros para reposição floresta, uma sede, o Centro Experimental Floresta Ativa – CEFA.

O Floresta Ativa tem como finalidade contribuir no incremento da geração de renda dos comunitários a partir do melhor aproveitamento dos produtos do extrativismo, assim como ofertar formações aos moradores interessados em técnicas e sistemas produtivos mais modernos e eficientes sem perder de vista os princípios da agroecologia e unido o sabedoria tradicional e as inovações tecnológicas.

 

Leia na íntegra em http://www.saudeealegria.org.br/?projeto=desenvolvimento-territorial/floresta-ativa

 


Foto: arquivo Saúde & Alegria