Acesse o documento que resume os aprendizados do Fundo Vale na implementação de uma estratégia com foco em cadeias produtivas e negócios sustentáveis na Amazônia. Fechar

31 de Maio de 2016

Projetos apoiados pelo Fundo Vale recebem prêmio

O Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia, lançado pelo Ibam, selecionou 10 práticas inspiradoras, sendo que seis delas são de parceiros e projetos apoiados diretamente pelo Fundo Vale. A iniciativa faz parte do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental, que conta com financiamento do Fundo Amazônia (BNDES). O Prêmio recebeu inscrições de 140 práticas desenvolvidas em diversos municípios da Amazônia e a cerimônia de premiação será em Belém, no dia 21 de junho.

logo-pqga


31 de maio, 2016 – O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), divulgou esta semana o resultado do Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia, iniciativa lançada dentro do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental, com financiamento do Fundo Amazônia (BNDES). Foram premiadas 10 práticas, em cinco categorias, nas modalidades governo municipal e ONGs, selecionadas e avaliadas por uma Comissão Técnica Especial, formada por renomados especialistas. Das 10 práticas premiadas, seis delas são de parceiros e projetos apoiados diretamente pelo Fundo Vale.

O Prêmio recebeu inscrições de 140 práticas desenvolvidas em diversos municípios da Amazônia, das quais 61 foram habilitadas para avaliação e 10 foram premiadas. A cerimônia de premiação será em Belém, no dia 21 de junho de 2016 onde as práticas agraciadas receberão troféu e certificado e as 51 práticas habilitadas receberão certificado de reconhecimento de mérito.

“O Fundo Vale fica muito orgulhoso com esse resultado pois mostra que temos escolhido bem as iniciativas e parcerias nas quais investimos. E reforça que o caminho e escolhas que temos feito têm trazido contribuições relevantes para a Amazônia”, disse Patrícia Daros, Diretora de Operações do Fundo Vale. “Estão todos de parabéns por mostrar que há caminhos alternativos para a sustentabilidade do bioma, e que com um pouco de vontade política e com a sociedade civil fortalecida, os avanços são possíveis e concretos”, completou.

O resultado encontra-se disponível no link http://www.amazonia-ibam.org.br/11-noticias/704-divulgacao-de-resultado-premio-gestao-ambiental-no-bioma-amazonia.

 

 


Iniciativas apoiadas pelo Fundo Vale:

  1. Regularização e adequação ambiental em imóveis rurais relacionadas co Cadastro Ambiental Rural – CAR (MT) – Prefeitura Municipal de Cotriguaçu. Categoria: ordenamento territorial e fundiário. Modalidade: Governo Muncipal. Apoiado por meio do Instituto Centro de Vida – ICV.
  2. Fórum Diálogo Amazonas: regularização fundiária urgente! (AM) Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB).  Categoria: ordenamento territorial e fundiário. Modalidade Organização da Sociedade Civil.
  3. Projeto conservador das águas de Brasil Novo (PA) – Prefeitura Municipal de Brasil Novo (PA). Categoria: Produção Sustentável e Incentivos destinados à Conservação. Modalidade: Governo Municipal.
  4. Implantação da cadeia produtiva da madeira na Resex Ituxi (AM) – Instituto Floresta Tropical (IFT). Categoria: Produção Sustentável e Incentivos destinados à Conservação. Modalidade Organização da Sociedade Civil.
  5. Governança socioambiental no Marajó (PA) – Instituto Floresta Tropical (IFT). Categoria: Governança Socioambiental. Modalidade: Organização da Sociedade Civil.
  6. Formar Florestal (PA). Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). Categoria: Educação Ambiental. Modalidade: Organização da Sociedade Civil.

(Clique no título para conhecer o projeto a qual a prática está vinculada)