Acesse o documento que resume os aprendizados do Fundo Vale na implementação de uma estratégia com foco em cadeias produtivas e negócios sustentáveis na Amazônia. Fechar

24 de Março de 2016

Selo Origens Brasil® conecta empresas e povos da floresta

Selo identifica produtos de territórios brasileiros, com base em plataforma digital que permite transparência nas relações comerciais. A iniciativa coordenada pelo ISA e Imaflora, reúne diversos parceiros e apoiadores, entre eles o Fundo Vale.


seloxingu_novo

Por meio de uma plataforma digital é possível conhecer a origem do produto apenas com um clique.

Em meados de maio, os habitantes da Terra do Meio, no coração do Pará vão comemorar o lançamento da iniciativa Origens Brasil®. As populações tradicionais e povos indígenas participaram ativamente da construção da iniciativa.

O Origens Brasil® é uma iniciativa que visa dar mais transparência às cadeias de alguns produtos da floresta, assegurando sua origem e ajudando o consumidor a identificar empresas que valorizam e respeitam, em suas práticas, os Territórios de Diversidade Socioambiental, como é o caso do Xingu.

O selo nasceu da percepção das populações tradicionais da Amazônia, de ONGs que atuam junto a elas, e de empresas, da necessidade de uma ferramenta que distinguisse estes produtos no mercado e incorporasse seus valores socioambientais como diferenciais. Durante três anos, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e o Instituto Socioambiental (ISA) estudaram mecanismos que respondessem tecnicamente a essa demanda. Além do Fundo Vale, outros financiadores apoiaram a iniciativa.

O Origens Brasil®, parte do reconhecimento de que a atividade agroextrativista exercida pelas populações tradicionais em seus territórios, tem baixo impacto sobre os recursos naturais, protege a floresta de usos predatórios, e permite a continuidade dos serviços ambientais. A busca de mercados diferenciados, a conexão entre empresas, mercado e os povos da floresta também é parte importante da iniciativa.

Para conhecer mais a iniciativa, os produtos e as populações do Xingu, basta entrar na página principal (www.origensbrasil.org.br) e digitar 5030 para se aprofundar nas informações do Mel do Xingu e 5020 para a castanha.

Para saber mais:

 

 


Fonte: Imaflora | Foto: arquivo Origens Brasil