Os esforços do Fundo Vale já estão sendo reconhecidos e a organização coleciona alguns prêmios, como resultado:

 

2011 – Benchmarking Ambiental Brasileiro: Considerou o Fundo como uma das cinco melhores iniciativas na área ambiental.

 

2011 – Prêmio Brasil de Ação ambiental 2011: Vencedor na categoria “Biodiversidade e Florestas”. Promovido pela Casa Brasil, em parceria com o Jornal do Brasil e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a premiação foi concedida pelo reconhecimento do trabalho de dois anos da instituição pelo desenvolvimento sustentável e conservação dos recursos naturais.

 

2012 – 8º Prêmio Brasil Ambiental: Vencedor na categoria Preservação e Manejo de Ecossistemas, com o projeto “Fundo Vale: 3 Anos de Ações pela Conservação dos Recursos Naturais e Desenvolvimento no Bioma Amazônico”. Esse reconhecimento colocou o Fundo Vale no mesmo patamar de empresas e organizações com muito mais história, como a Fiat Automóveis, Petrobras, Odebrecht e a própria Vale, que também foram homenageadas na edição 2012 do Prêmio.

 

2012 – Green Project Awards 2012: Vencedor na categoria Campanha de Mobilização com o case “Fundo Vale: 2 anos de mobilização para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.”

 

2013 – Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável: Vencedor na categoria Empreendedorismo Ambiental com o “Programa Municípios Verdes: viabilizando economias sustentáveis na Amazônia”.

 

2013 – Prêmio Von Martius de Sustentabilidade: Organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. O Fundo foi o segundo colocado na categoria Natureza, como uma das principais organizações que desenvolvem, priorizam a preservação e conservação do meio natural.

 

2014 – Prêmio von Martius de Sustentabilidade: Novamente recebeu o prêmio concedido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, desta vez na categoria Humanidade com o estudo “Sinergia Pan-Amazônia”, que mapeou o potencial de colaboração entre as organizações que atuam pela conservação da Amazônia, visando melhorar a efetividade das ações.

 

2014 – 10º edição do Prêmio Brasil Ambiental: Organizado pela Câmara Americana de Comércio do Rio de Janeiro – AmCham, foi vencedor na categoria Inovação Ambiental, também com o estudo “Sinergia Pan-Amazônia”.

 

Estes prêmios mostram que o Fundo Vale tem trazido contribuições importantes para a agenda socioambiental no país, e que suas ações e parcerias estão de fato mudando a realidade em vários territórios.