Fundo Vale – Fique por Dentro – Nº 1
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link

Newsletter in English, click here.
Fundo_Vale_Newsletter_Topo_01
Edição Nº 1 – Setembro – 2021
Fundo_Vale_Newsletter_001_Abre
Relatos de Impacto

Série "Compromisso Florestal Voluntário 2030"
Entrevista 1 – Patrícia Daros e Gustavo Luz


A partir de uma lógica de investimentos de impacto e sustentáveis e soluções baseadas em natureza inovadoras, o Fundo Vale é o responsável pela estratégia e pela execução do desafio voluntário de proteger e recuperar 500 mil hectares de florestas.

O Fundo Vale estreia série de entrevistas que traz histórias e ações por trás dessa ousada iniciativa voluntária. Ao abraçar o desafio de proteger e recuperar 500 mil hectares de florestas até 2030, a Vale, por meio do Fundo Vale, apresenta uma nova perspectiva para o olhar em larga escala: aportar capital e investir no ecossistema de negócios de impacto socioambiental, pensando em retorno e escala como centro das soluções para resultados positivos, não só para o meio ambiente, mas também para entorno social e econômico de cada região.

Nesta primeira conversa, Patrícia Daros e Gustavo Luz, gestores do Fundo Vale, destacam como a ideia, originada em alguns rabiscos feitos em um guardanapo, se transformou no grandioso projeto de larga escala, com o tripé de conservação, combate ao desmatamento da Amazônia e contribuição para compensação de emissões de gases de efeito estufa, com a criação de cinco startups voltadas à recuperação de florestas.

Fundo_Vale_Newsletter_Patricia_Daros2
Patrícia Daros

Diretora de Operações
do Fundo Vale

Fundo_Vale_Newsletter_Patricia_Daros
Gustavo Luz

Gerente do Fundo Vale & Participações

Saiba Mais
Em destaque
Fundo_Vale_Newsletter_Imagens_02
Fundo_Vale_Newsletter_Imagens_022
Lançamento PrevisIA

Plataforma de Inteligência artificial (IA) na prevenção do desmatamento da Amazônia

Tecnologia aliada à sustentabilidade. Fundo Vale, Microsoft e Imazon lançam a PrevisIA, ferramenta que analisa dados para antecipar informações de regiões
com maior risco de desmatamento e incêndios na Amazônia. A iniciativa faz parte da estratégia para as operações da Vale sejam neutras em carbono em
2050. Reforça o compromisso com o Manifesto Amazônia e ajuda a nossa mantenedora a cumprir o Compromisso Florestal Vontuntário, que diz respeito à proteção e recuperação de 500 mil hectares de mata nativa até 2030.

Parceria
Fundo_Vale_Newsletter_Imagens_03
Fundo_Vale_Newsletter_Imagens_032

AMAZ,
pipeline de negócios chamada 2021

AMAZ recebe 156 inscrições em sua primeira chamada de negócios

Com chamada de negócios aberta desde maio, a AMAZ, aceleradora de impacto na Amazônia e uma das iniciativas apoiadas pelo Fundo Vale, acumulou 156 inscritos, de 20 estados brasileiros. Dentre estas iniciativas, 73,2% possuem mulheres na liderança e 67%, negros e indígenas. Juntos, os negócios inscritos faturam anualmente R$ 32 milhões e têm como demanda de investimento R$ 218 milhões. Foram inscritos negócios que mobilizam as cadeias de alimentos da Amazônia e artesanato. Serão escolhidos 30 negócios para a fase de entrevistas e due dilligence, dos quais 12 seguirão para a fase de pré-aceleração. Em dezembro, seis negócios serão anunciados para serem acelerados e investidos a partir de 2022.

Acesse o pipeline completo
Fundo Vale Impulsiona
Negócios de Impacto Socioambiental Positivo

Primeira temporada do curso sobre negócios de impacto idealizado pelo Fundo Vale é concluída com sucesso e já tem lista de espera

Com o objetivo de engajar grandes empresas e seus colaboradores na agenda de negócios de impacto socioambiental com foco em uma economia sustentável, justa e inclusiva, foi concluída, no dia 27 de agosto, a 1ª temporada do Curso “O que são Negócios de Impacto Socioambiental Positivo”. Em parceria com a Valer – Educação Vale, o primeiro curso de Negócios de Impacto Socioambiental Positivo para empregados da Vale, tem uma abordagem inovadora que estimula os alunos a se tornarem protagonistas. O curso contou com webinars interativos, aulas em formato on-line, além de vídeos e artigos para reflexão sobre o tema.

Coordenado pelo Fundo Vale e Valer, a iniciativa foi idealizada por Juliana Vilhena (Fundo Vale), Prof. Dra. Graziella Comini (FEA/USP), Tamara Azevedo (Cocriar) e contou com a produção audiovisual da Aupa jornalismo de impacto. A 1ª temporada teve a participação de Célia Cruz (diretora do ICE) e dos empreendedores sociais Adriana Barbosa (Feira Preta), Valmir Ortega (Belterra) e Joanna Martins (Manioca). O curso promoverá a 2ª temporada, na qual serão abordados mecanismos financeiros com o tema “Investimentos de Impacto”.

O que é…
REDD+

(Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal)

REDD+ é um incentivo desenvolvido no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Ele foi criado para recompensar financeiramente países em desenvolvimento, por seus resultados de Redução de Emissões de gases de efeito estufa provenientes do Desmatamento e da Degradação florestal. Para tal, considera o papel da conservação de estoques de carbono florestal e o aumento de estoques destes, além do manejo sustentável de florestas (+).

Fundo_Vale_Newsletter_REDD
Fundo Vale Indica
Fundo_Vale_Newsletter_Imagens_01
Fundo_Vale_Newsletter_Imagens_012
Podcast Aupa

"O que não te contaram sobre impacto?"
 
Vale a pena dar play na série produzida pela Aupa – jornalismo de impacto que traz discussões, reflexões e informações sobre o ecossistema de impacto socioambiental. A iniciativa traz um bate-papo com 10 empreendedores sociais sobre os negócios, além dos bastidores do ecossistema. A conversa aborda trajetórias desafiadoras, sobretudo, enfatiza o lado humano e os desafios reais que tais empreendedores(as) trazem em suas jornadas.

Acesse e ouça em seu tocador favorito
Na Mídia
Fundo_Vale_Newsletter_001_Midia_01

Projeto do Fundo Vale, Microsoft e Imazon usa inteligência Artificial (IA) em plataforma digital para proteger a Amazônia do desmatamento.
CANALTECH
Fundo_Vale_Newsletter_001_Midia_02

Instituto Imazon, em parceria com Fundo Vale e Microsoft lança plataforma de acesso público que faz previsões de desmatamento na Amazônia.
BOM DIA BRASIL / TV GLOBO / SP
Fundo_Vale_Newsletter_001_Midia_03

Fundo Vale investe em novos negócios verdes para recuperação de florestas com a meta de impulsionar o ecossistema de negócios de impacto no Brasil.
VALOR ECONÔMICO / SÃO PAULO
Agenda

3 de setembro
14h30 às 18h30

Bioeconomia em Foco: onde negócios e sustentabilidade se encontram. Especialistas debaterão os potenciais e oportunidades na construção de uma economia sustentável a partir da biodiversidade da Amazônia. (Clique aqui)

9 de setembro
11h às 12h15

Finanças Inovadoras: Instrumentos de blended finance.
Como os instrumentos de blended finance estão mobilizando mais capital para causas ambientais? Serão apresentados cases como: Bem-te-vi e Conexsus – Fundo CX.
(Clique aqui)

14, 15 e 16 de setembro

Liga Open Innovation Summit 
Insights e debates sobre inovação, tecnologia, transformação digital e sociedade do futuro com grandes referências do mercado. (Clique aqui)

28, 29 e 30 de setembro 

10º Congresso Sustentável de 2021 – Brasil 2050: negócios regenerativos, inclusivos e resilientes. O setor empresarial brasileiro e a Amazônia – a convergência necessária.
(Clique aqui)

Fundo_Vale_Newsletter_Frase
O Fundo Vale tem como prioridade assegurar a proteção e a privacidade de seus dados, por isso, reforçamos nossos compromissos quanto à coleta, armazenamento, formas de tratamento e compartilhamento de seus dados pessoais, conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei 13.709/2018). 
 
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails