Imagem com mulher com um chapéu de palha, trabalhando com grãos na floresta.
Foto da floresta com árvores verdes e somente uma árvore, no meio, com flores da cor rosa.

Fomentamos negócios sustentáveis e arranjos financeiros inovadores, partindo de análise e experiência prática, alinhados a estratégias de curto, médio e longo prazo. Além disso, estamos comprometidos a medir o impacto que geramos por meio da estruturação de um sistema de mensuração e gestão de impacto.

Nossa alocação de recursos é orientada e priorizada por esse sistema, desde as ações de filantropia que fortaleçam o ecossistema de negócios de impacto socioambiental, até o investimento de impacto, com expectativa de retorno financeiro. O Fundo Vale se propõe ainda a prototipar veículos e soluções financeiras inovadoras com possibilidade de escala futura, mas que, no curto prazo, ainda geram retorno financeiro abaixo da média do mercado, a depender da estratégia e do problema em questão.

Temos o objetivo de manter essa gestão em constante alinhamento com referências globais que visam facilitar a taxonomia e comparabilidade entre experiências como as propostas formuladas pelo Global Impact Investing Network (GIIN) em seu catálogo de métricas listados no IRIS+, as dimensões de impacto ou classes de ativos apresentados pelo Impact Management Project (IMP), além da observação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tanto na esfera dos 17 objetivos, quanto de suas metas específicas
Foto da floresta com árvores verdes e somente uma árvore, no meio, com flores da cor rosa.

Resultados esperados

2025

Negócios de impacto socioambiental estruturados, gerando retorno financeiro e com potencial de escala.

Organizações dinamizadoras do ecossistema de impacto socioambiental com capacidade organizacional para dar suporte a empreendedores(as) em todos os estágios de desenvolvimento dos empreendimentos.

Colaboradores da Vale, organizações e empresas parceiras engajados na agenda de impacto socioambiental positivo, com foco em uma economia sustentável, justa e inclusiva.

Instrumentos financeiros alavancando recursos para o setor de impacto socioambiental.

Soluções inovadoras de impacto socioambiental contribuindo com os compromissos de sustentabilidade da Vale nas agendas de floresta e mudanças climáticas.

2030

Cadeias de valor de produtos e serviços socioambientais estruturadas.

Recursos financeiros alavancados para a proteção e recuperação de florestas, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e outras iniciativas de sustentabilidade.

Estratégia de neutralidade de carbono Vale 2050 considerando a proteção e o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia, negócios de impacto socioambiental e a consolidação de uma bioeconomia.

Impactos que esperamos alcançar até 2030

Ecossistemas naturais protegidos, recuperados e viabilizando o uso sustentável de seus recursos.

Comunidades locais, povos tradicionais e da floresta e produtores rurais atuando de maneira cooperativa e organizada, gerando riquezas de forma sustentável a partir dos recursos naturais e com maior acesso a serviços e produtos que colaboram para a qualidade de suas vidas.

Uma economia regenerativa desenvolvida com base na valorização de recursos naturais e na distribuição justa, igualitária e equitativa de seus benefícios ao longo de sua cadeia de valor.

Vale considerando a agenda de negócios de impacto socioambiental na transformação de sua cultura organizacional e estratégias de longo prazo.

Gestão e Mensuração de Impacto

O GIMPACT é o modelo do Fundo Vale que informará sobre o comportamento da sua estratégia e o alcance de seus resultados. O modelo pretende criar as bases para o Fundo Vale demonstrar de forma robusta a sua efetiva contribuição para as mudanças de alto nível no curto, médio e longo prazo, mapeando quais resultados 2025 e 2030 estão sendo mais ou menos atingidos – com base na sua Teoria de Mudança 2030.

Conheça o GIMPACT

Relatório de Impacto

Download