Retrato de montanhas cobertas com vegetações.
A inovação é aspecto central no Fundo Vale no sentido de aumentar a eficiência na estratégia de geração de pipeline e otimização do portfólio de investimentos, seguindo uma lógica da Jornada de Inovação de Impacto em Florestas & Clima, para o atendimento à sua Teoria de Mudança 2030.

Enquanto um instrumento do investimento social voluntário da Vale, o Fundo Vale acredita que esforços conjuntos com sua mantenedora podem alavancar maiores resultados e investimentos em prol do impacto socioambiental positivo. Assim, tem contribuído diretamente com os compromissos voluntários florestal da Vale e com as iniciativas que buscam a neutralidade de carbono da empresa, por meio da inovação socioambiental.

Por meio da lente da inovação, o Fundo Vale acredita na construção de alternativas que contribuam para reverter o cenário de desmatamento na Amazônia e em outros biomas brasileiros. Assim, o trabalho com inovação deverá continuar tendo papel central na agenda institucional, dada sua potência para promover um desenvolvimento que seja social, econômico e ambientalmente sustentável.

Conheça nosso portfólio em inovação

Retrato de um pôr do sol com o céu azul e o sol está se pondo nas árvores, todas muito verdes.

Desafio Agroflorestal

Em 2020, o Fundo Vale deu início à sua Jornada de Inovação de Impacto em Florestas & Clima e lançou o Desafio Agroflorestal, seu primeiro programa de aceleração, em parceria com a Reserva Natural Vale e apoio da aceleradora Troposlab. O Programa tece como objetivo buscar soluções inovadoras para a expansão de negócios agroflorestais. O Desafio Agroflorestal surgiu como uma contribuição adicional em resposta ao desafio de recuperação de áreas em grande escala, no contexto do compromisso florestal voluntário 2030. O programa contemplou seis fases em seu desenvolvimento, incluindo aceleração e validação de Provas de Conceito (PoC) de modelos de negócios de impacto socioambiental, visando fomentar e fortalecer esse ecossistema com foco em seus impactos sociais e ambientais positivos. O Sense Lab se juntou à iniciativa para a aplicação do Modelo C com as startups aceleradas.

Programa Mine 2.0

O Fundo Vale tem estreitado cada vez mais laços com diversas áreas de sua mantenedora. Neste aspecto, a aproximação com a área de Inovação Aberta tem contribuído com o desenvolvimento de soluções inovadoras com foco no alcance das metas de sustentabilidade da Vale. Umas dessas iniciativas em colaboração é o desafio apresentado no Programa MINE 2.0. O Desafio “Créditos de carbono em projetos de recuperação de áreas degradadas e proteção florestal”, implementado em 2021, é resultado de uma parceria entre o Fundo Vale, Instituto Tecnológico Vale e Reserva Nacional Vale e contribuirá diretamente para a compromisso florestal e de mudanças climáticas 2030 da mantenedora. O Programa MINE 2.0 pretende contribuir para a superação de obstáculos mundiais, formando agentes de mudança, capazes de nos ajudar a construir a mineração do futuro, mais segura, limpa e eficiente e um meio ambiente mais sustentável. Constitui um dos maiores programas de inovação aberta em mineração do mundo e é como a Vale pretende solucionar alguns de seus desafios mais estratégicos.

Retrato com diversas pessoas que trabalham juntas. Todas sorrindo.
Retrato de um homem que usa um chapéu de palha e segura uma muda de planta. Ao redor dele existem várias mudas de plantas.

Jornada de Inovação em Florestas & Mudanças Climáticas

Por meio de uma parceira com a Fundação CERTI, O Fundo Vale desenvolve uma jornada de inovação em Floresta e Clima, que tem como objetivo aumentar a eficiência na estratégia de geração de pipeline e otimização do portfólio de investimentos com construção de um radar de soluções e implementação de um projeto piloto. As ações darão subsídio para construção de uma estratégia institucional de inovação, em parceria com outras áreas da empresa como Inovação Aberta e Instituto Tecnológico Vale. Pretende-se promover e fortalecer iniciativas empreendedoras inovadoras com potencial de contribuição relevante para o Compromisso Florestal Voluntário 2030 e a meta de carbono neutra da empresa, a partir de soluções offset.