Juliana Vilhena
Gerência de Estratégia, Gestão e Impacto

Mestre em Engenharia Civil com ênfase em Gestão de Empreendimentos e especialista em Tecnologia e Produtividade na Construção Civil pela UFMG, MBA em Gestão de Projetos pelo IETEC com certificação PMP pelo PMI e, bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Experiência de mais de 20 anos nas áreas de Engenharia e Sustentabilidade Corporativa com foco em incorporar as dimensões social e ambiental no desenvolvimento de projetos e negócios. Gerente de Estratégia, Gestão e Impacto no Fundo Vale, onde atua desde 2018, liderando a gestão estratégica e mensuração de impacto em iniciativas de fomento e investimento, tendo atuado também nos programas de inovação socioambiental e coordenação da Meta Florestal 2030 Vale (componente de recuperação). Ingressou na Vale em 2011 na Diretoria de Gestão de Projetos de Capital, atuando na incorporação da sustentabilidade nos projetos, gestão de riscos socioambientais, avaliação de critérios ESG, gestão de projetos e aplicação de Metodologia FEL em megaprojetos de mineração. Posteriormente, atuou na responsabilidade socioambiental corporativa com suporte ao relacionamento com comunidades e gestão integrada das questões socioambientais nos territórios.

Márcia Soares
Gerência Amazônia e Parcerias

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense e com mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua há mais de 20 anos na área socioambiental, acompanhando a evolução da agenda da sustentabilidade e de responsabilidade social corporativa. Já trabalhou com comunicação corporativa, estratégia de redes, engajamento, relações institucionais, investimento social privado, gestão de projetos socioambientais e negócios e investimento de impacto. Tem grande experiência em iniciativas de sustentabilidade na Amazônia. Faz parte do Conselho Gestor do Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), uma iniciativa liderada pela Usaid; é membro do Conselho Estratégico da Latimpacto, rede latino-americana de filantropia de risco; e do conselho da Amazon Investor Coalition. Está no Fundo na Vale desde 2011.

Helio Laubenheimer
Carbono

Helio é Biólogo e Mestre em Biologia Marinha pela Universidade Santa Úrsula, com especialização em Ciências Ambientais na UFRJ e MBA em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios pela FGV-RJ. Helio ingressou na Vale na área de Recuperação Ambiental da Diretoria de Sustentabilidade, passando pelas áreas de Planejamento Ambiental, Biodiversidade e Fundo Vale. Possui mais de 12 anos de experiência em desenvolver projetos de redução de emissões no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e Mercados Voluntários e em avaliar e desenvolver projetos, negócios, ferramentas e estratégias de sustentabilidade visando a redução de riscos e a potencialização de impactos sociais, ambientais e econômicos positivos.

Letícia Zuardi
Participações e Investimento de Impacto

Economista formada pela PUC-Rio, com especialização em Mercado de Capitais pela Anbima e MBA em Controladoria e Finanças pela UFF. Tem mais de 20 anos de experiência na área de Finanças Corporativas de grandes multinacionais. Foi Assessora da Presidência da Petrobras. Recentemente, liderou as áreas de captação de recursos e relações com investidores com foco no engajamento ESG da MRS Logística. Ingressou na Vale em 2005 na área de Tesouraria onde atuou por 12 anos. Na primeira passagem, gerenciou a equipe responsável pela gestão de caixa, planejamento financeiro e liquidação financeira de inúmeras operações de M&A, emissão de bonds e recompra de ações. Foi Conselheira Fiscal do Instituto Ambiental Vale de 12/2014 a 12/2016 e daValia (Entidade Fechada de Previdência Complementar) – de 01/2012 a 01/2015 Retornou em janeiro de 2023 para o Fundo Vale onde é responsável pela agenda de investimento de impacto.

Mirtes Cavalcanti
Governança e Controle

Administradora com ênfase em processos gerenciais e MBA em Finanças Corporativas e Controladoria. Atualmente, graduanda em Ciências Econômicas. Possui mais de 20 anos de experiência na área administrativa financeira empresarial. Ingressou na Vale na área de Gestão de Contratos da Diretoria de Meio Ambiente e atua no Fundo Vale desde 2015 a frente de Governança Corporativa, Finanças e Administração em geral.

Juliana Saliba
Meta Florestal

Pesquisadora pós-doutora com experiência internacional, possui oito anos de atuação em pesquisa aplicada na área de saúde e Medical Device. Desde 2013, atua na área de inovação, propriedade intelectual, educação empreendedora e desenvolvimento de empresas de base tecnológica. Liderou o processo de prospecção de oportunidades e desenvolvimento das startups investidas do BiotechTown, hub de inovação em biotecnologia e Ciências da Vida. Atua no Fundo Vale desde 2023 no apoio no fortalecimento e desenvolvimento dos negócios da Meta Florestal. Atua no Fundo Vale desde 2023 no apoio no fortalecimento e desenvolvimento dos negócios da Meta Florestal.

Bia Marchiori
Meta Florestal

Engenheira agrônoma formada pela UFRRJ, tem especialização em economia circular (PUC/RS) , MBA em gestão de negócios (ESALQ-USP) e cursando MBA em Agronegócios: indústria, produto e inovação (PUC/RS). Possui experiência no planejamento, implementação e desenvolvimento de projetos relacionados a desenvolvimento rural sustentável, biodiversidade, recuperação e proteção de áreas. Atua no Fundo Vale na frente de sistemas produtivos sustentáveis, principalmente como responsavel pelo acompanhamento técnico, de conhecimento e salvaguardas socioambientais da Meta Florestal 2030 da Vale.

Nathalia Cipoleta
Gestão de Dados e Mensuração do Impacto

Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela UFSCar, com MBA em gestão de projetos, bacharel em engenharia ambiental e, pós-graduanda em ESG. Desde 2014 trabalha no setor social por meio do voluntariado. Foi responsável financeira da operação nacional da AIESEC na Nicarágua entre 2017 – 2018. É especialista em gestão de projetos socioambientais, certificada Project DPro e trabalha com foco em gestão estratégica de impacto.

Liz Lacerda
Amazônia e Parcerias

Liz é mestranda em Resiliência socioecológica para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Estocolmo, especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral, graduada em Relações Internacionais pela PUC/MG. Coorganizadora do Brasil Relief Team após os Ciclones Idai e Kenneth que atingiram a costa Moçambicana, em 2019. Atuou no tema da resiliência e adaptação climática e prevenção de desastres, com foco nas cidades da América do Sul. Como consultora, atuou em projetos de avaliação de capital natural, planejamento de uso futuro de áreas de conservação privadas e estruturação de operações de crédito para entes subnacionais, especialmente para projetos de infraestrutura urbana

Camila Maia
Amazônia e Parcerias & Comunicação

Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em gestão de projetos sociais, certificada Project DPro, e cursando MBA em Desenvolvimento de Territórios com Mineração pela PUC-Minas. Profissional com oito anos de experiência em comunicação corporativa, comunicação para licenciamento ambiental, diálogo social com comunidades, gestão de crises, canais de relacionamento comunitário, desenvolvimento de políticas internas de leis de incentivo fiscal e engajamento comunitário. Atua no Fundo Vale desde 2023 a frente de parcerias ligadas à apoio a negócios de impacto, bioeconomia e desenvolvimento de território, e pela Comunicação.

Giovana Serenato
Inovação

Especialista em Gestão de Projetos, Marketing e mestranda em Inovação Tecnológica, atuou como consultora por mais de 15 anos nas áreas de desenvolvimento empresarial e territorial, gestão pública municipal e estadual, com vivência internacional. Nos últimos 7 anos dedica-se ao tema de inovação e impacto em hubs de inovação, apoio à startups, fomento e articulação de ecossistemas. Atua no Fundo Vale desde 2022 como responsável pela área de inovação.

Isabella Zicarelli
Investimento

Engenheira ambiental formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com curso de extensão em finanças pelo Alumni Coppead. Atuou por mais de 3 anos em projetos e estudos de cenários de mitigação e em inventários de gases de efeito estufa (GEE), participou do Summer Job e da área de planejamento comercial de uma fintech brasileira, e atuou por mais de 3 anos em uma consultoria de finanças sustentáveis no research e valuation ESG de empresas brasileiras de diversos setores econômicos e na avaliação de impactos positivos setoriais. Atua no Fundo Vale na agenda de venture philanthropy e investimento de impacto, com foco na estratégia de financiamento misto.

Monica Fonseca
Amazônia e Parcerias

Bióloga e mestre em Ecologia e Conservação pela UFMG. Tem experiência de mais de 25 anos em trabalhos com o terceiro setor, mas também já atuou em organizações governamentais e empresas de consultoria. O objeto do meu trabalho tem sido principalmente projetos ligados à conservação e uso da biodiversidade e de serviços ecossistêmicos, processos de criação e gestão de áreas protegidas, tanto públicas e privadas. Nessa área de atuação também teve a oportunidade de acompanhar o estabelecimento de políticas públicas voltadas à conservação de recursos naturais, área em que acompanhou o planejamento e desenvolvimento de projetos.

Eduarda Verginio Barbosa
Governança e Controle

Aluna de Administração, atualmente cursando o 5° período e com uma média geral de 91,2 pontos, foi selecionada para integrar ao Fundo Vale após passar por um criterioso processo seletivo que contou com a participação de mais de 45 mil concorrentes em 2023. No âmbito da organização, fornece apoio em diversas áreas das operações administrativas da empresa, incluindo gestão de contratos, análise de medições e rotinas de governança.

Apoio Técnico

Kíria Ribeiro
Comunicação
Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, pós-graduada em Jornalismo Digital pela UNI-BH e cursando MBA em ESG: Sustentabilidade Corporativa. Carreira desenvolvida na frente da Comunicação Empresarial, com foco em planejamento estratégico integrado, produção de conteúdo, branding e relacionamento. Profissional com 10 anos de experiência em grandes empresas do ramo socioambiental, educacional e poder público, onde pôde colaborar ativamente para o alcance dos objetivos de imagem institucional, relacionamento, clima e engajamento.
Lucas Folgado
Inovação
Engenheiro Civil e mestrando em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua desde 2016 em projetos de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, com destaque para atuação na conexão entre universidade-sociedade-indústria. Possui especialização e vasta experiência em desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental positivo, tendo experiência em modelagem de negócios, desenvolvimento de programas de inovação aberta e mentoria de startups.
Rodrigo Araújo
Inovação
Engenheiro e Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras, atua com inovação aberta e relacionamento com cliente nos últimos 5 anos. Já tendo trabalhado em 2 dos maiores hubs de inovação do Brasil. Tem vivência com relacionamento com startups, grandes corporações, aceleradoras, fundos de investimento e articulação com o ecossistema de inovação.
Patrícia Santos
Governança e Controle
Formada em Ciências Contábeis pela Fundação Dr. Pedro Leopoldo com especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua há mais de 20 anos na área administrativa financeira em diversos seguimentos. Possui vasta experiencia em Planejamento e controle, tesouraria, relatórios gerenciais e implantação de sistemas tecnológicos de Gestão.
Rosilene Moreira
Governança e Controle
Economista formada pela UFRRJ e com MBA em Controladoria e Finanças pela UFF. Tem mais de 18 anos de experiência na área de Planejamento Financeiro em empresas de grande porte e multinacionais, com amplo conhecimento em gestão, planejamento e acompanhamento financeiro/orçamentário de despesas, receitas e investimentos. Atualmente está à frente da gestão financeira e orçamentária do Fundo Vale objetivando apoiar o time técnico e os executivos na tomada de decisão.
Carolina dos Santos
Governança e Controle
Formada e administração de empresas, com ênfase em meio ambiente e MBA em gestão integrada.
Atuação de mais de 15 anos , na área administrativa e gestão integrada com atuação na área financeira, auditoria, gestão de contratos, consultoria e qualidade.