Imagem com pessoas em círculo se dando a mão e sorrindo.
Atuar em coalizões é uma das estratégias do Fundo Vale, definida em sua Teoria de Mudança. Isso implica em aproximações com organizações, fóruns e redes que tenham alinhamento temático ao nosso trabalho, visando construir iniciativas colaborativas conectadas com a realidade e os problemas que se propõe a colaborar.

O Fundo Vale tem participado ou apoiado as seguintes redes e espaços de troca e colaboração:

Parceiros pela Amazônia – PPA

Plataforma de ação coletiva do setor privado para fomentar novos modelos de desenvolvimento sustentável na Amazônia. Seu objetivo é desenvolver e identificar soluções tangíveis e inovadoras para a conservação da biodiversidade e recursos naturais da Amazônia, assim como garantir a qualidade de vida das comunidades da região. Conta com mais de 40 membros, entre empresas e organizações da sociedade civil. O Fundo Vale é membro do Conselho Deliberativo e tem participação ativa nos Grupos de Trabalho sobre empreendedorismo e bioeconomia.

FIIMP – Fundações e Institutos de Impacto

O grupo de Fundações e Institutos de Impacto nasceu da união de 22 fundações e institutos – familiares, corporativos e independentes – que se uniram em 2016 para aprender sobre investimentos em negócios de impacto socioambiental, experimentando o uso de diferentes mecanismos financeiros. Sua origem é resultado do Lab de Inovação em Finanças Sociais, realizado pela Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto (na época, Força Tarefa de Finanças Sociais). Em duas rodadas de aprendizagem – FIIMP 1 e 2 – entre 2017 e 2020, reuniu 32 institutos, fundações ou empresas, totalizando cerca de R$ 1,9 milhões investidos, para apoio a 9 intermediários do ecossistema de impacto e 50 negócios de impacto diretamente beneficiados.

Latimpacto – Rede de Venture Philanthropy da América Latina

Rede que mobiliza provedores de capital social para assegurar uma implantação mais eficaz de recursos financeiros e não financeiros para gerar impacto social e ambiental positivo, sustentável e de longo prazo. Contam com um Centro de Conhecimento e a Academia Latimpacto, onde facilitam colaborações e conexões entre diferentes fornecedores de capital social – em todos os setores – ao longo da continuidade do capital, da filantropia tradicional ao investimento para impacto. Atuam em toda a América Latina – do México à Patagônia – e ao Caribe, conectado às nossas redes irmãs na Europa – EVPA, Ásia – AVPN e África – AVPA, que atualmente reúnem mais de 1.000 membros. Contam com apoio do Fundo Vale no Brasil para potencializar as ações no país.

ANDE – Aspen Network of Development Entrepreneurs

Rede global de organizações que impulsionam o empreendedorismo nos mercados emergentes. Os membros da ANDE ofertam serviços de apoio financeiro, educacional e empresarial a pequenos empreendimentos, por acreditar que eles criam empregos, estimulam o crescimento económico a longo prazo, e produzem benefícios ambientais e sociais. Em última análise, ajudam os países no combate à pobreza. No capítulo Brasil, a ANDE também atua para fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e para isso, conecta atores locais, constrói relações duradouras e promove a colaboração entre os membros. O Fundo Vale é associado desde 2019.

Concertação pela Amazônia

Rede de mais de 100 lideranças engajadas no desenvolvimento sustentável da Amazônia, que surgiu da necessidade de ampliar vozes e criar um ambiente onde as diferentes iniciativas se encontrem, promovam sinergias e potencializem o seu impacto. Tem como proposta institucionalizar no Brasil um debate plural e democrático voltado para o desenvolvimento sustentável da região.

Coalizão Brasil, Floresta, Clima e Agricultura

Movimento multisetorial, composto por entidades que lideram o agronegócio no Brasil, as principais organizações civis da área de meio ambiente e clima, representantes de peso do meio acadêmico, associações setoriais e companhias líderes nas áreas de madeira, cosméticos, siderurgia, papel e celulose, entre outras. Defende ações concretas, políticas e incentivos econômicos que aproveitem as vantagens comparativas do Brasil e posicionem o país como protagonista global de um novo modelo de desenvolvimento, mais próspero, justo e sustentável, gerador de emprego e renda.

GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas

Associação dos investidores sociais do Brasil, sejam eles institutos, fundações ou empresas, criada em 1995. Tem como objetivo contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio do fortalecimento político-institucional e do apoio à atuação estratégica de institutos e fundações e de outras entidades privadas que realizam investimento social voluntário e sistemático, voltado para interesse público. É referência no país no tema do investimento social privado. O Fundo Vale se tornou associado em 2021.

Programa Municípios Verdes – PMV

Programa do Governo do Pará desenvolvido em parceria com municípios, sociedade civil, iniciativa privada, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério Público Federal (MPF). Tem como objetivo combater o desmatamento no Estado, fortalecer a produção rural sustentável por meio de ações estratégicas de ordenamento ambiental e fundiário e também de gestão ambiental, com foco em pactos locais, no monitoramento do desmatamento, na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na estruturação da gestão ambiental dos municípios participantes. O Fundo Vale colaborou com a estruturação do programa, criado em 2011, e faz parte do Conselho Gestor.

Recam – Rede de Capacitação da Amazônia

Criada no final de 2013, a Rede de Capacitação da Amazônia – Recam é uma iniciativa colaborativa de organizações socioambientais que atuam na Amazônia promovendo a capacitação como um pilar para fortalecer a gestão social, ambiental e econômica em nível municipal. Tem como missão promover e dar escala a iniciativas de gestão municipal sustentável na Amazônia, por meio da colaboração, da capacitação e do fortalecimento da governança socioambiental. O Fundo Vale é um dos membros fundadores.