Imagem com homens carregando galhos de árvores no meio da floresta.

Ao nos aproximarmos dos nossos 10 anos de existência, identificamos a necessidade de revisar nossa estratégia e estabelecer metas de longo prazo.

Assim, em 2020, reunimos parceiros, especialistas, lideranças da Vale e o nosso time para organizar os saberes e aprendizados construídos em uma década de jornada e discutir tendências futuras na agenda socioambiental.

Desse mergulho profundo nasceu a Teoria da Mudança (TM) do Fundo Vale 2030, um conjunto de princípios, estratégias, resultados, impactos e compromissos, que vai orientar como os recursos do Fundo Vale serão alocados daqui para frente, mantendo o nosso propósito. O documento consolida a visão de que, para potencializar uma nova economia, sustentável e inclusiva, a agenda do Fundo Vale irá além do fomento filantrópico a iniciativas, e inclui o investimento em sua pauta.

Na prática, já desenvolvemos e fortalecemos mecanismos financeiros de impacto, além de buscarmos formas sustentáveis e inovadoras de capitalização e qualificação dos projetos. Nosso objetivo é apoiar a autonomia, a escala e o impacto para que se tornem uma realidade e levem à recuperação de biomas e à conservação ambiental.

Esse novo modelo inclui, destravar o acesso a recursos financeiros e aos mercados para os negócios que valorizam a floresta em pé ou para que cadeias produtivas se tornem mais sustentáveis. Significa também ajudar a atrair outros investidores e engajar atores estratégicos para que esses negócios prosperem e o capital inicial retorne e possa ser reinvestido em novos projetos e negócios, gerando um círculo virtuoso.

Processo de Construção

Entrevistas com 11 parceiros do Fundo Vale e 18 lideranças da Vale;

Formação de Comitê Técnico com especialistas do setor;

Oficina interna para alinhamento aos ODS;

Webinars com formadores de opinião, incluindo o Prof. Carlos Nobre, entre os 10 especialistas envolvidos;

Realização de Comitê Interno Vale;

Participação de 38 parceiros do Fundo Vale em dois encontros virtuais;

Elaboração dos Indicadores de Impacto consolidados conforme a TM.

O Fundo Vale atuará em territórios onde existam oportunidades para cumprir a sua missão, com especial atenção para a Região Amazônica.

Estratégias de atuação

Nossa ação é pautada no fortalecimento do ecossistema de negócios de impacto socioambiental positivo por meio de cinco estratégias (intituladas 5Cs) que englobam o que se considera fundamental para estruturar um tecido de atuação que permita alcançar os resultados declarados na Teoria da Mudança.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O Fundo Vale construiu sua estratégia alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas e destaca aqui as metas com as quais deve contribuir por meio de sua atuação institucional.

ODSs principais ODSs principais
ODSs transversais ODSs transversais
Resultados esperados

Os resultados que o Fundo Vale pretende alcançar estão estruturados em dois marcos temporais, que definem também o grau de governabilidade ou controle que terá sobre tais ambições.

Resultados 2025

Expressam a “esfera de governabilidade”, ou seja, aqueles sobre os quais a capacidade de controle é maior, de atribuição direta.

Resultados 2030

Expressam a “esfera de influência” do Fundo Vale, aqueles que tem o potencial de criar condições para o alcance dos impactos para 2030. Neste sentido, a relação do Fundo Vale com tais ambições é de contribuição.

Resultados esperados para 2025

1. Negócios de impacto socioambiental estruturados, gerando retorno financeiro e com potencial de escala.

 

2. Organizações dinamizadoras do ecossistema de impacto socioambiental com capacidade organizacional para dar suporte a empreendedores (as) em todos os estágios de desenvolvimento dos empreendimentos.

 

3. Colaboradores da Vale, organizações e empresas parceiras engajados na agenda de impacto socioambiental positivo com foco em uma economia sustentável, justa e inclusiva.

 

4. Instrumentos financeiros alavancando recursos para o setor de impacto socioambiental.

 

5. Soluções inovadoras de impacto socioambiental contribuindo com os compromissos de sustentabilidade da Vale nas agendas de floresta e mudanças climáticas.

Resultados esperados para 2030

 

 

1. Cadeias de valor de produtos e serviços socioambientais estruturadas.

 

2. Recursos financeiros alavancados para a proteção e recuperação de florestas, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e outras iniciativas de sustentabilidade.

 

3. Estratégia de neutralidade de carbono Vale 2050 considerando a proteção e o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia, negócios de impacto socioambiental e a consolidação de uma bioeconomia.

Baixe a nossa Teoria da Mudança

Clique aqui ícone seta para direita