Homem sentado no chão, gesticulando e conversando com pessoas ao redor sentadas no chão também.
Retrato das mãos de um homem fechando um saco de pano branco, cheio de frutos.

Somos uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, controlada pela Vale, nossa mantenedora. Atualmente, a governança e a administração do Fundo Vale são exercidas pela Assembleia Geral e Diretoria Executiva. A Assembleia Geral é o órgão soberano de deliberação do Fundo Vale e a Diretoria operacionaliza as estratégias sendo responsável pela gestão administrativa.

O Fundo Vale ainda conta com o Conselho Consultivo e Conselho Fiscal. O Conselho Consultivo tem como objetivo apoiar estrategicamente e presta assessoramento e orientação à Diretoria, principalmente em relação à formulação da visão estratégica de longo prazo. E o Conselho Fiscal é responsável pela fiscalização da administração contábil-financeira e de controle interno do Fundo Vale.

Também realizamos a reestruturação dos processos de governança, contratos, PMO de projetos, parcerias, dentre outros. Em 2021, revisamos e criamos processos de comunicação, mensuração de impacto e instrumentos financeiros.

 

Todo esse trabalho teve como objetivo garantir o padrão de gestão em concordância com as melhores práticas de mercado e de nossa mantenedora.

Como uma instituição controlada pela Vale, adotamos as políticas estabelecidas por nossa mantenedora, de forma a garantir uma atuação alinhada com o compliance da empresa e com as diretrizes organizacionais nos temas de sustentabilidade, direitos humanos, anticorrupção, diversidade e inclusão, entre outros.

Documentos de apoio

Auditoria Financeira Externa

Anualmente o Fundo Vale se submete a uma auditoria financeira externa com o objetivo de verificar a idoneidade no uso e gestão de seus recursos, sempre realizada por empresa especializada do setor.

Download
Floresta com um caminho de rio entre algumas árvores.

Relatórios Anuais de atividades

Download