Fundo Vale – Fique por Dentro – Nº 3
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link

Newsletter in English, click here.
Fundo_Vale_Newsletter_Topo_01
Edição Nº 3 – Novembro – 2021
Fundo_Vale_Newsletter_003_Cop26
Parceria com BNDES para gerar  impacto socioambiental positivo em escala

No último dia 10 de novembro, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, a COP26, a Vale, por intermédio do Fundo Vale, aderiu à Iniciativa Floresta Viva lançada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A expectativa é reflorestar entre 16 mil e 33 mil hectares com espécies nativas e biodiversidade nos próximos sete anos. Para atingir estes objetivos será concedido apoio financeiro a projetos de restauração florestal com espécies nativas e com sistemas agroflorestais (SAFs) nos vários biomas do território brasileiro – experiência a qual o Fundo Vale tem expertise devido ao Compromisso Florestal Voluntário.

Saiba Mais >

Em destaque
A proposta grandiosa do ‘Carbono de impacto’, da filantropia ao venture capital

O projeto único, inovador e audacioso criado pelo Fundo Vale para ajudar a gerir a Meta Florestal Vale 2030 foi tema de matéria publicada no final de outubro pelo Capital Reset. Uma estratégia que alia retorno financeiro a impactos socioambientais positivos, em um ciclo virtuoso ambiental, social e econômico, único no Brasil. O objetivo é recuperar 100 mil hectares de áreas degradadas através de investimentos em negócios de impacto que envolvam modelos de recuperação produtiva.

Fundo_Vale_Newsletter_003_CapitalReset

Para saber mais sobre este processo que envolve o Fundo Vale, parceiros, negócios de impacto socioambiental e comunidades que recebem retornos, leia a reportagem.

Saiba Mais >
Parceria
Fundo_Vale_Newsletter_003_Fiimp
FIIMP2:
Publicação sobre Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental

Entre 2017 e 2020, o Fundo Vale participou das rodadas de diálogos e ações do FIIMP (grupo de Fundações e Institutos de Impacto). A experiência dos últimos dois anos está disponível agora na publicação “Uma nova jornada de aprendizado em Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental”. Trata-se de um olhar sobre a formação do FIIMP2, que teve como foco aprofundar a conexão com os dinamizadores do ecossistema – organizações que apoiam negócios de impacto positivo -, de modo a sistematizar a experiência do grupo entre 2018 e 2020. Esperamos que a leitura ajude e inspire outros institutos, fundações e empresas neste caminho.

Saiba Mais >

O que é…
Sistema Silvipastoril

O sistema silvipastoril (SSP) integra árvores, pastagens e gado em uma mesma área, de modo que este arranjo possa ser manejado de forma integrada e sustentável. O objetivo do SSP é aumentar a produtividade por unidade de área, promovendo benefícios econômicos, ambientais e sociais.

Fundo_Vale_Newsletter_003_Silvipastoril
Fundo Vale Indica
Desafios e aprendizados do Programa de Aceleração da PPA e surgimento da AMAZ

Desafios e aprendizados do PPA e criação da AMAZ

Neste vídeo, conheça mais sobre os desafios, os aprendizados e as oportunidades do Programa de Aceleração da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) nestes dois anos de concepção e atuação. Entre 2019 e 2020, 30 negócios foram acelerados pelo programa. Como desdobramento dessa exitosa experiência surge em 2021 a AMAZ Aceleradora de Impacto, uma spin-off do Programa de Aceleração da PPA, que conta com o Fundo Vale como um dos parceiros estratégicos fundadores.

Fundo Vale Presente
Fundo_Vale_Newsletter_003_Amazonia_InLoco_01
Participação do Fundo Vale no “Amazônia in loco”

No dia 11 de novembro ocorreu o evento “Amazônia in loco”, em Belém, organizado por Eurocâmaras, Câmara de Comércio da Finlândia e Câmara Oficial Espanhola de Comércio. Com a proposta de debater o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica, para torná-la um ponto de apoio para negócios entre Brasil e Europa, o encontro teve a participação de Patrícia Daros, diretora de Operações do Fundo Vale, no painel “Bioeconomia: como atrair investimentos”. O evento contou ainda com a participação de autoridades, diplomatas, empresários e do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão.

As experiências do Fundo Vale

Inovação para gerar e gerenciar impacto social e ambiental. Partindo deste tema, Juliana Vilhena, líder de Gestão de Impacto e Inovação Socioambiental no Fundo Vale, e Letícia Menezes, responsável pelas Conexões com Startups no Açolab – ArcelorMittal Longos LATAM, foram convidadas para compartilhar suas experiências sobre o assunto no “Webinar: Inovação para o impacto social”. O evento foi promovido pela plataforma esolidar e mediado por Maristela Leão, head de Marketing da esolidar. Para conferir, basta acessar o diálogo gravado no dia 26 de outubro de 2021.

Saiba Mais >

Fundo_Vale_Newsletter_003_Presente
Artigos & Publicações
Fundo_Vale_Newsletter_003_Latimpacto
Conheça o relatório “Investimento Social e Impacto no Brasil”, produzido pela Latimpacto –  rede de Venture Philanthropy da América Latina – e que traz os relatos de 10 experiências locais sobre o tema. A publicação faz parte de um mapeamento maior, feito com 40 cases da América Latina. No Brasil, destacam-se as duas experiências apoiadas pelo Fundo Vale: FIIMP e Conexsus.

Saiba Mais >
Agenda

17/11 às 18h
Novembro 

Não perca a 1ª live da campanha “Caminhos para a Amazônia”, organizado pela PPA. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o ecossistema amazônico de negócios de impacto, de modo a reforçar o papel da PPA como plataforma de alavancagem de oportunidades e promoção de programas de aceleração da região. (Clique aqui)

23/11 às 18h
Novembro 

Confira o webinar "Progress towards mainstreaming impact management – Conversations with Partners of the new Impact Management”, que marca o lançamento da Plataforma de Gerenciamento de Impacto, colaboração para integrar a prática de gerenciamento de impacto. Haverá a presença de parceiros como o Comitê Diretor da Plataforma, IFC, OCDE, PNUD, UNEP FI e UNGC. (Clique aqui)

1/12 às 12h
Dezembro 

Participe do evento “Entendendo o papel da filantropia e do investimento de impacto nos mercados voluntários de carbono”, organizado pela Latimpacto. Um painel sobre agenda climática, no qual Márcia Soares (Fundo Vale) faz a mediação das convidadas Viviana Lujan Gallegos (Climate Asset Management) e Natalia Arango (Fondo Acción). (Clique aqui)

Fundo_Vale_Newsletter_003_Frase
O Fundo Vale tem como prioridade assegurar a proteção e a privacidade de seus dados, por isso, reforçamos nossos compromissos quanto à coleta, armazenamento, formas de tratamento e compartilhamento de seus dados pessoais, conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei 13.709/2018). 
 
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails