Fundo Vale – Fique por Dentro – Nº 6
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link

Newsletter in english, click here.
Fundo_Vale_Newsletter_Topo_01
Edição Nº 6 – Abril – 2022
Compromisso F2
Fundo Vale lança Programa de aceleração para os negócios dentro do Compromisso Florestal Voluntário 2030

Os cinco negócios que compõem o portfólio do Fundo Vale para alcançar o objetivo da Vale de recuperar 100 mil hectares de áreas degradadas até 2030, entraram em fase de estruturação no fim de fevereiro. Através do Programa de Aceleração desenvolvido pela Darwin Startup, especialmente para o Compromisso Florestal Voluntário 2030, a intenção é que, depois de passar pela prova de conceito e escalar de 1 mil hectares a 6 mil entregues no fim de 2021, os empreendimentos reavaliem suas estratégias e gargalos em direção da alavancagem de seus modelos de negócios para que sejam escaláveis sustentável e financeiramente.

Belterra, Inocas, Caaporã, Regenera e Bioenergia serão acompanhadas nesta jornada por especialistas em negócios e técnicos de suas áreas de atuação.



Saiba Mais >

Parceria
Floresta em Pé
O movimento Amazônia em Casa, Floresta em Pé, iniciativa realizada pela Climate Ventures, Idesam e AMAZ, abriu o ano com uma chamada de negócios direcionada ao apoio de 20 negócios e organizações de base comunitária que atuam com produtos da sociobiodiversidade amazônica. Serão selecionados negócios de impacto que comercializam produtos amazônicos e tenham compromisso com a manutenção da floresta em pé. Os negócios participarão de um programa de capacitação com foco em logística e comercialização. O resultado final será divulgado no dia 28 de abril e o início do programa de impulsionamento está marcado para o dia 02 de maio.

Saiba mais
 
ICE.1
O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) anunciou as organizações selecionadas pela Chamada Elos de Impacto 2021-2022 para aporte a projetos desenvolvidos por organizações que apoiam empreendedores de impacto. Os cinco projetos escolhidos representam todas as regiões do país e são orientados, em sua maioria, para o apoio a empreendedores negros (as), mulheres ou empreendedores oriundos de territórios vulnerabilizados.  A iniciativa tem como parceiros estratégicos o Fundo Vale e a Cosan e contou com mais de 55 inscrições válidas.

Saiba mais
 
Bndes
O Fundo Vale e a Vale tiveram dois projetos semifinalistas no Prêmio BNDES Todos pela Sustentabilidade. Os projetos são: Programa de Aceleração da Plataforma Parceiros pela Amazônia e Fundo Vale no apoio aos negócios comunitários da Amazônia: Plano de Resposta Socioambiental do Covid-19. A premiação reconhece ações de empresas patrocinadoras de projetos socioambientais, em prol de um ambiente de filantropia, que contribuam para o desenvolvimento estruturado e perene de projetos, alavancando o poder de impacto e transformação na sociedade.

Saiba mais
 
AMAZ
Estão abertas as inscrições para a Chamada de Negócios 2022 da AMAZ, iniciativa apoiada pelo Fundo Vale. A aceleradora busca negócios e empreendedores que gerem impacto socioambiental positivo e fortaleçam a bioeconomia baseada na conservação dos recursos naturais da Amazônia. Os selecionados participam da jornada de aceleração e investimento de até R$ 600 mil e têm acesso a maior rede de negócios de impacto voltados para a região. É uma oportunidade única para empreendedores, startups, negócios de base comunitária, organizações e empresas. Inscrições de 04 de abril a 2 de maio.

Saiba mais
 
Compromisso Florestal
meta2
Já ouviu falar de óleo vegetal? E de uma árvore chamada macaúba? Uma iniciativa da Inocas – Soluções em Meio Ambiente, negócio acelerado pelo Desafio Agroflorestal desenvolvido pelo Fundo Vale, está revolucionando a produção de óleo vegetal, que é uma gordura extraída de plantas, a partir do processamento dos frutos da macaúba, uma palmeira muito comum na região do Cerrado. 

Saiba mais
O que é…
Aceleração de negócios
Aceleração é uma palavra bastante utilizada para descrever o processo de desenvolvimento de novos modelos de negócio. Em todo o mundo, as metodologias de aceleração começaram com a supervisão de empreendedores mais experientes, chamados de mentores, para potencializar o aprendizado de empreendedores iniciantes e gerar interesse de investidores e ainda outras empresas. Um programa de aceleração de startups, por exemplo, é uma maneira de colocar as soluções no mercado e de propiciar a alavancagem dos negócios. 
luz ok 2
Fundo Vale Presente
No mês dedicado às mulheres, Patrícia Daros, Diretora de Operações do Fundo Vale, ilustrou a campanha “Mulheres transformam o futuro”, criada pela Vale, com destaque à presença feminina na construção de um futuro mais igualitário e sustentável. As iniciativas da empresa com foco em inclusão e diversidade vêm contribuindo para um ambiente cada vez mais colaborativo, inovador e atrativo para novos talentos. Como resultado, estudos, pesquisas e ações com a liderança ou participação de mulheres avançam por todos os países onde a Vale está presente. Assista o vídeo!

Saiba Mais 
Patricia.1

Fundo Vale Indica
43a
Foi lançado um novo estudo do projeto Amazônia 2030 – o Territórios da Comida. O estudo mostra um cenário de negócios relacionados à comida na Amazônia e ainda o surgimento de startups e produtores que se modernizaram para suprir, com qualidade, mercados exigentes. A combinação da biodiversidade extremamente rica com negócios dispostos a crescer tem potencial para desenvolver a economia da região. Análises anteriores do grupo revelaram que mais de 33% dos profissionais ocupados na Amazônia Legal trabalham em atividades ligadas à produção, processamento, comercialização ou descarte de alimentos.

Saiba Mais

Podcast & Vídeo
podcast desastres naturais
Confira o podcast Desastres naturais: adaptação urgente

O volume de chuva na região serrana do Rio de Janeiro ganhou espaço nos noticiários do país desde o mês de fevereiro. Em quase um século, as medições registradas foram as maiores dentro de um período de 24h. A água deslocou imensos blocos de terra dos morros, transformou as ruas da cidade histórica de Petrópolis em rios de lama destruindo tudo pelo caminho, numa tragédia que tirou a vida de mais de uma centena de pessoas. Mas pouco se fala do impacto das mudanças climáticas em eventos extremos como esse. No podcast O Assunto do G1, a jornalista Renata Lo Prete ouviu relatos de André Coelho, repórter da GloboNews, e também do economista Sérgio Margulis.

Saiba mais

Artigos e publicações
O diretor de novos negócios do Idesam e CEO da AMAZ, Mariano Cenamo, traz a reflexão de que é necessária a construção de um ecossistema que apoie negócios novos e sustentáveis na floresta para proteger o ecossistema mais vulnerável. Com isso, ele fala sobre a inclusão da iniciativa privada, das organizações da sociedade civil e dos negócios de impacto amazônicos, com objetivo de  juntar de forças para o crescimento e ampliação desses negócios. Cenamo traz o exemplo do Vale do Silício, que gera e compartilha conhecimento e redes de relacionamento de modo jamais visto antes em um ambiente de negócios. Vale a leitura! 

Saiba mais
 
Capital Reset
Na Mídia
Ana Paula
O jornal O Liberal publicou matéria sobre a Cooperativa dos Extrativistas da Flona de Carajás (Coex), iniciativa apoiada pela Vale, selecionada em 2019 para o Programa de Aceleração de Negócios PPA, apoiado pelo Fundo Vale

Saiba mais
manioca
Outra matéria do jornal O Liberal deu destaque a mais uma iniciativa que tem o apoio do Fundo Vale, por meio da AMAZ, Aceleradora de Impacto. Desta vez, o jornal contou a história da Manioca, sabores da Amazônia.

Saiba mais
pdf Valor
Conexsus ganhou destaque no jornal Valor Econômico com suas ações que vêm sendo apoiadas pelo Fundo Vale. A matéria trouxe detalhes do auxílio repassado à associações e cooperativas de produtores rurais e extrativistas.   

Saiba mais
Agenda

12/04 às 11h 
Abril

O colíder de Impacto da gestora de investimentos VOX Capital, Daniel Brandão, vai liderar um webinar focado em estratégias avançadas de gestão de impacto e mensuração, com base na experiência prática da VOX Capital. O encontro é organizado pela American Evaluation Association e está com inscrições abertas. Participe!
Clique aqui

24/04 a 27/04
Abril

Acontece este mês, em Cartagena na Colômbia, a primeira edição do Impact Minds: Standing Together. O evento é organizado pela Latimpacto, rede que reúne organizações da América Latina que aportam capital humano, intelectual e financeiro, para multiplicar o impacto social e ambiental. Na agenda, experiências que conectarão agentes de mudança e líderes do ecossistema de impacto, além de promover parcerias inovadoras e atrair mais capital para a Região. Estarão presentes personalidades de diversos países. Não deixe de conferir!
Clique aqui

frase guilherme
Assine nossa newsletter, Fique Por Dentro!
Cadastre-se aqui
ERRATA DO EDITOR: No último dia 22 de março, uma versão prévia desta newsletter foi enviada por erro a todos inscritos. As informações eram apenas para orientar o design e não configuravam conteúdo editorial. O Fundo Vale pede desculpas pela falha no envio inoportuno e preliminar de nossa comunicação. 
 
O Fundo Vale tem como prioridade assegurar a proteção e a privacidade de seus dados, por isso, reforçamos nossos compromissos quanto à coleta, armazenamento, formas de tratamento e compartilhamento de seus dados pessoais, conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei 13.709/2018). 
 
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails