10/08/22
Agricultura regenerativa são práticas agrícolas e de pastoreio que revertem os efeitos das mudanças climáticas ao reconstruir a matéria orgânica do solo e restaurar a biodiversidade do solo


Agricultura regenerativa são práticas agrícolas e de pastoreio que, entre outros benefícios, revertem os efeitos das mudanças climáticas ao reconstruir a matéria orgânica do solo e restaurar sua biodiversidade – resultando tanto na redução de carbono quanto na melhoria do ciclo da água. É uma prática holística de gestão da terra que aproveita o poder da fotossíntese nas plantas para fechar o ciclo do carbono e construir a saúde do solo, a resiliência das culturas e a densidade de nutrientes.

Isso é importante, pois o sistema alimentar global atualmente libera cerca de 25% das emissões antropogênicas anuais de gases de efeito estufa (GEE), causando cerca de um terço da acidificação terrestre. Também é responsável pela maior parte da eutrofização (processo de poluição de corpos d’água, como rios e lagos, que adquirem uma coloração turva com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água) global das águas superficiais.

Se o nosso sistema alimentar continuar com as práticas atuais, usando pesticidas sintéticos, fertilizantes artificiais, combustíveis fósseis e produzindo resíduos alimentares, é provável que a capacidade de suporte do planeta seja superada. Portanto, o principal desafio para a humanidade é produzir alimentos seguros e nutritivos suficientes para uma população crescente e mais rica dentro da capacidade do planeta.

A agricultura regenerativa melhora a saúde do solo, principalmente por meio de práticas que aumentam a matéria orgânica do solo. Isso não apenas ajuda a aumentar a diversidade e a saúde da biota do solo, mas também aumenta a biodiversidade acima e abaixo da superfície do solo, ao mesmo tempo em que aumenta a capacidade de retenção de água e o sequestro de carbono em maiores profundidades, reduzindo os níveis de CO2 atmosférico prejudiciais ao clima e melhorando o solo para reverter a perda de solo causada pelo homem, que ameaça a civilização.

Ela também contribui para a geração/construção de solos e fertilidade e saúde do solo; aumenta a percolação (movimento descendente da água no interior do solo, de cima para baixo) de água, retenção de água e escoamento de água limpa e segura; aumenta a biodiversidade e a saúde e resiliência dos ecossistemas; e inverte as emissões de carbono de agricultura atual para um sequestro de carbono notavelmente significativo, limpando assim a atmosfera dos níveis legados de CO2.

Fontes:

1) ScienceDirect
2) Regeneration International
Autor: The Carbon Underground and Regenerative Agriculture Initiative
Coautores:
Iniciativa de Agricultura Regenerativa, Universidade Estadual da Califórnia, Chico
O Subterrâneo de Carbono