23/12/22
Foto: Ale Frata/Live Images. (Crédito obrigatório de acordo com a lei 9.610/98.)

Evento contribuiu para discussão de impactos e compromissos em sustentabilidade a serem alcançados até 2030 pela Vale. Além disso, cinco negócios que compõem o portfólio do programa apresentaram seus avanços e resultados dentro da Meta Florestal 2030 da Vale.

Em outubro de 2022, o Fundo Vale promoveu o “Demoday Meta Florestal 2030 da Vale”, na sede da FutureBrand, em São Paulo, para  apresentar resultados do programa de aceleração em parceria com a Fundação CERTI, Darwin Startups e Palladium. No evento, cinco negócios que compõem o Programa de Aceleração e Parceiros do Fundo Vale se organizaram para discutir tendências e desafios com especialistas da área, em diferentes formatos:

  • Apresentação dos avanços e resultados
  • Pitches dos negócios e matchmaking entre os convidados
  • Mesa-redonda sobre tendências e desafios com especialistas

A Meta Florestal 2030 da Vale consiste na recuperação e proteção de 500 mil hectares de áreas até 2030, deixando um legado socioambiental positivo no país. Fruto do olhar atento da companhia para uma agenda sustentável, se utilizando das Soluções Baseadas na Natureza (NBS) e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Segundo a líder de gestão de impacto e inovação socioambiental Fundo Vale, Juliana Vilhena, um dos objetivos da Meta Florestal é recuperar áreas por meio de sistemas agroflorestais e gerar impactos socioambientais positivos. “A teoria de mudança é uma ferramenta que a gente utiliza, e construiu, com foco em ter essa visão de futuro. Ter negócios de impacto fortalecidos, alavancando recursos financeiros e escalando esses modelos produtivos no Brasil em diversos biomas. E com isso, também, gerar conhecimento e inovação no campo,” enfatiza.

Para atingir esse objetivo, o Fundo Vale entra em cena como idealizador e liderança no cumprimento da meta, ao viabilizar, através de financiamento e impulsionamento, negócios que geram impacto socioambiental. Os cinco negócios selecionados para a prova de conceito da tese construída, e que fizeram seu pitch no Demoday, fazem parte dessa estratégia. Focam no propósito de gerar renda e emprego e, ao mesmo tempo, potencializar serviços ecossistêmicos, ajudando a recuperar biomas, que, por sua vez, sequestram carbono da atmosfera durante a fase de crescimento das árvores. São eles: Belterra Agroflorestas, Bioenergia Orgânicos, Caaporã Agrosilvipastoril (NoCarbon), Courageous Land e Inocas.

O objetivo é fortalecer o ambiente de negócios agroflorestais, permitindo ganho de escala em cadeias produtivas mais sustentáveis e impactos socioambientais positivos. Vale lembrar que dos 500 mil hectares da Meta Florestal 2030 da Vale, 400 mil são de conservação de florestas e 100 mil correspondem à recuperação de áreas.

Sobre os parceiros

Fundação Certi é uma instituição independente e sem fins lucrativos de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia especializada em criar soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor. Desde 1984 no ambiente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, ela contribui de forma relevante para a competitividade das empresas e para o desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio de um consistente e dinâmico ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Darwin Startups acelera, investe, apoia e orienta startups por meio de programas de aceleração que buscam identificar empreendedores(as) fora da curva. A ideia é guiar pessoas durante a jornada evolutiva dos seus negócios, entregando investimento, conexões, visão estratégica e uma metodologia people first de gestão de negócios. No Programa de Aceleração e Parceiros do Fundo Vale, eles foram os executores.

Palladium
é uma empresa internacional que trabalha com governos, empresas e investidores para resolver os desafios mais urgentes do mundo. Fazer é possível! Atualmente, é a parceira do Fundo Vale na gestão da Meta Florestal.

O que lideranças pensam sobre a Meta Florestal 2030

“O mais importante que o Fundo Vale está promovendo é esse ecossistema de parceiros, o privilégio de trabalhar com a Certi, Palladium, Move. Esse movimento impacta em renda, em benefícios à saúde e qualidade de vida do produtor, na produção de alimentos sustentáveis, rastreáveis e seguros. A expectativa, junto com a Meta Florestal até 2030, é de fato, consolidar e estruturar cadeias de produtos de alimentos sustentáveis.”

Valmir Ortega | Diretor executivo Belterra

“Desenvolver novos negócios, mirar no empreendedorismo, incluindo as pessoas que vivem da floresta, é o principal diferencial dessa iniciativa. O capital híbrido entre organizações que miram em impacto e retorno é uma forma de equilibrar interesses em prol do benefício final.”

Gustavo Luz | Head do Fundo Vale & Participações

“Não encontro comparativos na ambição, especialmente vindos do setor privado. A maior contribuição da Meta Florestal 2030 da Vale é demonstrar a viabilidade desse formato de investimento por meio de grandes corporações, que é uma entrega brutal em 100 mil hectares. Isso é impacto! Gera emprego, gera renda, fluxo financeiro, movimenta a economia.”

Márcio Sturtzman  | NBS Director Palladium

“O Brasil tem um potencial de fruticultura enorme. Tem solo, tem clima, tem gente… Não tinha muita tecnologia. Observamos isso e falamos: como podemos solucionar essa questão em larga escala?”.

Gustavo Araújo | Diretor comercial Bioenergia

“Modelos inovadores de integração das diferentes proteínas animais com sistema agroflorestais. O que nos move no desenvolvimento nesses negócios é uma motivação muito focada no desafio das mudanças climáticas. “

Fernando Laranja | CEO Caaporã

“Nós somos essencialmente uma empresa agroflorestal. Mas uma empresa que nasceu e é comprometida, acredita e investe, em restauração produtiva, em valorização da floresta em pé como estratégia de enfrentamento de mudança climática”

Gilberto Terra | Diretor de Agroflorestas e co-fundador Courageous Land