16/02/23
FIINSA
Divulgação FIINSA

Fundo Vale participa e patrocina evento que discute e fomenta negócios sustentáveis na Amazônia: o 2º FIINSA, realizado em Manaus.

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2022, o Fundo Vale foi um dos patrocinadores da segunda edição do Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA), realizado em Manaus (AM) e promovido pelo Idesam, AMAZ Aceleradora de Impacto e Impact HUB Manaus. Empreendedores, investidores, organizações da sociedade civil e outros atores que integram o ecossistema de impacto na região se uniram para debater caminhos, oportunidades e desafios para o desenvolvimento do ecossistema de impacto amazônico, a bioeconomia e o futuro da maior floresta tropical do planeta.

Entre o público participantes, 62% veio de Manaus e 38% de outras cidades como São Paulo (11%), seguido de Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Florianópolis, Rio Branco, entre outras. Em dois dias de programação foram 134 painelistas, 29 painéis, 4 oficinas e aproximadamente R$ 60 mil em vendas, dos expositores presentes.

Entre temas como acesso a capital, comunidades tradicionais, empreendedorismo, pesquisa, desenvolvimento e inovação, a programação contou com oficinas temáticas, lançamento de projetos, sessões de pitch, mercado com produtos sustentáveis da Amazônia e stands de parceiros, como os do Amazônia em Casa, Floresta em Pé, iniciativa da Climate Ventures em parceria com o Idesam, para potencializar a logística e comercialização de produtos da sociobiodiversidade amazônica.

Durante o evento, a aceleradora de impacto Amaz também apresentou os cinco negócios que vão receber investimentos em 2023: Cumbaru, Ekilibre, Impacta Finance, Manawara e Mazô Maná. Quatro sediados na Amazônia Legal e um em São Paulo. Os pitches das empresas finalistas, que atuam em diferentes áreas, trouxeram à tona a recuperação de pastagens degradadas por meio de sistemas agrossilvipastoris, o manejo de produtos da sociobiodiversidade, a fabricação de cosméticos veganos naturais, alimentos funcionais e doces veganos com matérias-primas amazônicas, finanças descentralizadas e soluções de web 3.0 para negócios de impacto. Para saber mais sobre esse projeto, que tem apoio do Fundo Vale, leia na íntegra “De cosméticos a cripto, os negócios de impacto da Amazônia acelerados pela Amaz”.

Fundo Vale no FIINSA

Caminhos possíveis: alternativas para se construir uma nova economia: A gerente de soluções baseadas na natureza da Vale, Patrícia Daros, participou do painel “Caminhos possíveis: alternativas para se construir uma nova economia” com o moderador Virgilio Viana (FAS) e os painelistas Rita Mesquita (INPA), Gustavo Pinheiro (iCS). Segundo ela o potencial da bioeconomia pode levar a Amazônia para um outro posicionamento no mundo, valorizando suas florestas e seus povos”.

Além dos números: como valorar impacto socioambiental: Juliana Vilhena, Líder de Gestão de Impacto e Inovação Socioambiental do Fundo Vale, participou do painel “Além dos números: como valorar impacto socioambiental”, onde discutiu com o moderador José Mattos (Uma Concertação pela Amazônia) e os painelistas Yurik Ostroski (SenseLab) e Greta Salvi (Rede Latimpacto) formatos de relatórios de mensuração já aplicados e validados no Fundo Vale. Para ela, a mensuração de impacto é um grande desafio na área socioambiental, mas algumas ferramentas e metodologias têm sido desenvolvidas para enfrentar esse gap.

“O Fundo Vale desenvolveu o GIMPACT – Sistema de Gestão e Monitoramento de Impacto olhando para referências globais como o Global Impact Investing Network (GIIN) em seu catálogo de métricas listados no IRIS+, as dimensões de impacto ou classes de ativos apresentados pelo Impact Management Project (IMP), além da observação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi gratificante participar novamente do FIINSA e principalmente poder trocar experiências sobre as práticas, desafios e avanços da mensuração de impacto, considerando a realidade dos negócios de impacto da Amazônia”, completa.

Estande Fundo Floresta e Clima: A KPTL criou em o Fundo Floresta e Clima, em parceria com o Fundo Vale, e também marcou presença no evento com um estande dedicado à iniciativa. Objetivo do fundo de capital de risco de impacto é derrubar obstáculos para a recuperação de florestas e o avanço da agricultura regenerativa. A primeira startup que está no portfólio é da Amazônia, a Ages Bioactive, que desenvolve suplementos para saúde a partir de bioativos da floresta amazônica, como o urucum e o camu-camu, e receberá investimentos de R$8 milhões.

Soluções e investimentos na Pan-Amazônia: Liderados pela Latimpacto, apoiamos uma ação de intercâmbio com organizações da Pan-amazônia durante o evento envolvendo algumas instituições e fundos e impacto que atuam na América Latina. O objetivo foi promover a troca de conhecimento e explorar sinergias para atuação comum, sendo um dos temas de destaque a bioeconomia. O grupo fez uma visita de campo organizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), para conhecer de perto a realidade dos ribeirinhos na Amazônia Brasileira.

“O Fundo Vale sempre estimulou a troca de experiências e conhecimento, visando fortalecer ecossistemas e ações colaborativas. Problemas complexos demandam soluções diversas e integradas”, conta Marcia Soares, Líder de Parcerias e Redes do Fundo Vale.

O Festival

O FIINSA pretende se consolidar como um ponto de encontro para investimentos de impacto e desenvolvimento de negócios sustentáveis na Amazônia, sendo atualmente o maior evento do setor na Amazônia.

A programação de 2022 promoveu oficinas temáticas, lançamento de projetos, sessões de pitch, feira de negócios, mercado com produtos sustentáveis da Amazônia, rodadas de negócio e investimento, stands de parceiros e, ainda, cinco trilhas interativas:

  • Estruturando o ecossistema;
  • Financiamento e acesso a capital;
  • Pesquisa, desenvolvimento e inovação;
  • Comunidades;
  • Desafios do empreendedorismo.

Conheça algumas iniciativas que apoiaram e estiveram presentes no Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia:

Tags:

Amazonia- FIINSA-