22/12/22

Elos da Amazônia é uma chamada nacional, realizada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) e Impact Hub Manaus, que tem como propósito encontrar e reconhecer soluções para a restauração florestal. Na primeira edição, o projeto focou em mapear alternativas com foco na cadeia produtiva do açaí. Na segunda, realizada no primeiro semestre de 2022, nas cadeias da castanha-do-Brasil e de óleos vegetais.

Esse ano, foram recebidas mais de 130 inscrições, de 50 cidades de todo o Brasil. As propostas submetidas variavam de modelos teóricos a protótipos de tecnologias já criados ou mesmo em fase de validação de mercado. A Chamada oferece aos vencedores uma integração com a Comunidade de bionegócios do PPBIO através de Acesso a conteúdo com especialistas de mercado (workshop e palestras); Apoio na preparação de projetos para receber aporte via P&D; Acompanhamento para o desenvolvimento do negócio; Conexão com atores da cadeia produtiva e do ecossistema, como incubadoras, aceleradoras e investidores; Divulgação do projeto/negócio na vitrine de captação de investimento do PPBio.

O chamados ‘Gargalos’ são:

1. Plantio, Manejo e Colheita

Qual tecnologia inovadora para automação/mecanização de etapa(s) da cadeia de reflorestamento (plantio, manutenção ou colheita)?

2. Sementes e Viveiros

Qual tecnologia mais eficiente para produção de sementes e mudas, reduzindo custo e tempo de produção?

3. Conexão e fluxos

Qual a melhor inovação em arranjo produtivo com agregação de valor e engajamento nos elos da cadeia produtiva de sementes/mudas – plantio – manejo – comercialização?

Vale lembrar que podem concorrer a chamada pessoas físicas e jurídicas, que possuam uma tecnologia inovadora capaz de solucionar as problemáticas apresentadas conforme o edital do projeto, que conta com o apoio da rede Uma Concertação pela Amazônia, Fundo Vale e Aliança pela Restauração na Amazônia, patrocínio do Fundo Vale e financiamento da Partnerships for Forests (P4F), um programa do governo do Reino Unido.