27/04/23
Congresso GIFE

O 12º Congresso GIFE, foi realizado nos dias 12, 13 e 14 de abril, em São Paulo, no Memorial da América Latina, com o tema “Desafiando Estruturas de Desigualdades”. O Fundo Vale fez parte do espaço criado pela Vale (patrocinadora do evento) no qual expôs produtos de negócios de impacto socioambiental, em parceria com a Fundação Vale. Os produtos expostos são do movimento Amazônia em Casa, Floresta em Pé,  plataforma idealizada pela Climate Ventures e Idesam para comercializar produtos da bioeconomia pela Internet, com apoio do Mercado Livre desde a pandemia. 
 
Márcia Soares, líder de Parcerias do Fundo Vale, participou do painel “Bioeconomia como caminho para o desenvolvimento sustentável”.e falou sobre os projetos apoiados pelo Fundo Vale e a importância da economia que valoriza os produtos da biodiversidade da Amazônia, para a conservação do bioma. “Não se trata de algo desconhecido, há muito tempo povos tradicionais e comunidades já manejam os produtos da floresta de forma sustentável. Mas estamos falando de impulsionar esses negócios, de apoiar sua gestão, acesso a mercado, marketing e investimentos mais condizentes, para que essa economia seja mais relevante para o território, afirmou. 

Malu Paiva, Vice Presidente de Sustentabilidade da Vale participou do painél: Possibilidades para um Brasil sem fome e miséria.  

Produtos da Amazônia comercializados no Sudeste 

Fundo Vale apoia o movimento Amazônia em Casa, Floresta em Pé desde sua ideação, passando pela estruturação de gestão, comunicação, parte financeira e comercialização de produtos amazônicos no Sudeste. 

Estar em um evento como o Congresso GIFE, que discute a agenda socioambiental, fomentando a bioeconomia, através de soluções que geram impacto positivo para comunidades amazônicas é validar, na prática, o potencial da estratégia do Fundo Vale tangibilizando ideação, produto e comercialização.