06/10/22


Lançada em agosto de 2021, a plataforma PrevisIA é fruto de uma parceria entre o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), o Fundo Vale e a Microsoft para identificar áreas com risco de desmatamento na Amazônia, antes que ele ocorra. Para isso, usa imagens de satélites, muita ciência e tecnologia, e inteligência artificial. O Fundo Vale e o Imazon acabam de assinar novo acordo de parceria com foco no engajamento dos usuários e atualização dos dados da plataforma

O objetivo é fornecer informações para tomadores de decisão ou para quem atua em ações de combate ao desmatamento de forma a ter uma ação mais estratégica, ou seja, direcionar estas atividades para onde realmente o desmatamento está com maior probabilidade de ocorrência.

A PrevisIA analisa dados diversos, como topografia, cobertura do solo, infraestrutura urbana, estradas oficiais e não oficiais e dados socioeconômicos para identificar possíveis tendências de conversão da floresta pelo desmatamento. Com a ferramenta, é possível apontar as regiões em maior risco de desmatamento antes que ele ocorra e com isso tomar iniciativas focadas na prevenção e proteção da floresta.

Neste ciclo 2021/2022, a plataforma identificou que 15.391 km² da Amazônia legal estão sob risco alto e muito alto de desmatamento. O maior desafio está no Pará, estado com a maior área sob risco: 6.288 km², o que corresponde a 41% de todo o território ameaçado na Amazônia. Em seguida estão Amazonas (17%), Mato Grosso (15%), Rondônia (11%) e Acre (9%).

Em novembro de 2021, o Imazon firmou uma parceria com o Ministério Público do Pará (MPPA) e o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente Ambiental (CAOMA AMBIENTAL) para iniciar o piloto em Altamira, município que integra o ranking dos dez que mais contribuem com o desmatamento na Amazônia, com o objetivo de fornecer subsídios técnicos visando a cooperação e o intercâmbio de informações entre as duas instituições. O Imazon também estendeu essa parceria com os Ministérios Públicos do Acre, do Amapá e do Mato Grosso.

“Acreditamos no uso da ciência e tecnologia, somadas a informações confiáveis para a tomada de decisão estratégica no combate ao desmatamento na Amazônia. É isso que a PrevisIA apresenta. No final das contas, o sucesso da plataforma será avaliado se essas previsões não acontecerem, se conseguirmos impulsionar ações mais efetivas”,

Márcia Soares, líder de parcerias do Fundo Vale.

A ferramente PrevisIA pode ser acessada pelo endereço: previsia.org