25/04/23

Para inovar, criar ou apoiar novas iniciativas ligadas à bioeconomia da Amazônia é imprescindível acompanhar os acontecimentos do setor, como o BioBusiness Pará. Assim fazemos!

O BioBusiness Pará, realizado na Estação das Docas, em Belém (PA), dia 16 de março, recebeu atores do ecossistema de bioeconomia amazônica e o Fundo Vale não ficou de fora. O evento se propôs a criar um ambiente de inovação onde os setores de produção, investimento, mercado, pesquisa, governo e sociedade civil pudessem interagir.

A diretora do Fundo Vale, Patrícia Daros, e a líder de parcerias, Márcia Soares, estiveram presentes. Afinal, nosso objetivo é acompanhar as discussões sobre bioeconomia, especialmente no estado do Pará, onde o Fundo Vale apoia diversas ações para impulsionar esta agenda, como a parceria estratégica com a Jornada Amazônia (através da Fundação Certi), por exemplo.

“Para nós, eventos como esse, que conectam empreendedores com investidores, é fundamental para fortalecer o ecossistema de bioeconomia da Amazônia. O Fundo Vale tem apoiado várias iniciativas nesse sentido”, enfatiza Márcia.

Sobre o BioBusiness Pará

A iniciativa é um legado do Fórum Mundial de Bioeconomia, realizado no estado, em 2021. É organizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) com a parceria do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Esta foi a segunda edição do evento, que reuniu em média 200 representantes de setores relacionados à bioeconomia da Amazônia, a fim de estimular o intercâmbio de experiências e a exposição de iniciativas e oportunidades, segundo organizadores. A novidade da vez foi o processo seletivo aberto para iniciativas de fomento a novos bionegócios e ao desenvolvimento de bioinsumos. Promovido pela Semas, a ação é direcionada a:

  • startups;
  • produtores rurais;
  • comunidades locais;
  • povos indígenas;
  • associações;
  • cooperativas;
  • micro e pequenas empresas.

Ou envie suas dúvidas para biobusiness_pa@ipam.org.br.