24/02/23
Fundo Vale fala sobre GIMPACT para Grupo de Trabalho do Laboratório de Inovação Financeira

Grupo de Trabalho do Laboratório de Inovação Financeira discute a criação de um subgrupo sobre métricas e fala sobre possibilidades de avanços e fortalecimento da indústria, padronização e comparabilidade. Fundo Vale participa falando sobre sua experiência na gestão e mensuração de impacto por meio da implementação do GIMPACT

Juliana Vilhena, líder de Gestão de Impacto e Inovação Socioambiental do Fundo Vale, a convite do LAB – Laboratório de Inovação Financeira, participou do Subgrupo de Blended Finance do GT Instrumentos Financeiros e Investimento de Impacto. O objetivo do encontro, realizado no final de 2023, foi debater sobre o próximo ciclo de trabalho do grupo e o Fundo Vale foi convidado a falar sobre sua experiência na gestão e mensuração de impacto por meio da implementação do GIMPACT.

Junto com Daniel Brandão, da Vox Capital, foram discutidos abordagens metodológicas, desafios, possibilidades de avanços no contexto nacional e oportunidades para aprimorar as métricas de monitoramento do impacto socioambiental positivo nos negócios e operações de blended finance. Além disso, os convidados contribuíram com sua visão sobre as principais lacunas para o desenvolvimento do setor de impacto no Brasil.

Como encaminhamento do encontro online, Felipe Vignoli e Rachel Sampaio, consultores do GT Impacto,  definiram em conjunto com os membros do grupo pela reativação do Subgrupo de Métricas no ciclo de 2023, tema que já havia sido explorado entre 2017 e 2018. 

Nesse subgrupo, será realizado inicialmente um nivelamento conceitual (exposição dos frames mais utilizados atualmente pelo mercado), o compartilhamento de experiências e de casos relevantes. Posteriormente, debates sobre dados abertos, ambiente regulatório, possibilidades de padronização e comparabilidade, buscando também avançar na articulação internacional para troca de experiências.

Sobre o LAB

O LAB é um fórum de interação multissetorial, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (“ABDE”), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (“BID”) e pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”), que a partir de 2019 passou a contar com a parceria da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (“GIZ”). O LAB é um fórum de diálogo público-privado, que reúne mais de 280 instituições participantes de diversos setores que interagem, de forma colaborativa e voluntária, para promover as finanças sustentáveis no País.