22/12/22

Três ecoempreendedores, parceiros do Fundo Vale, foram selecionados para o desafio Trillion Trees 2022 – iniciativa que convocou projetos inovadores na Floresta Amazônica para proteger e restaurar a biodiversidade e as funções dos ecossistemas.

Entre 15 projetos selecionados dentro do Desafio Trillion Trees 2022 2022 aparecem três parceiros do Fundo Vale: Certi Amazônia, Belterra Agroflorestal e Courageous Land. A iniciativa convocou projetos inovadores dentro da Floresta Amazônica, sendo concebido e executado em colaboração com vários parceiros de apoio, entre eles COICA, Los Aliados, IUCN National Committee of the Netherlands, NESsT e WRI Brasil.

O desafio é fruto da parceria entre Grupo BID e 1t.org com a UpLink, uma plataforma de inovação aberta do Fórum Econômico Mundial, que fornece soluções inovadoras para questões globais, conforme descrito pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A parceria tem o intuito de identificar as melhores startups e organizações que lideram o campo de negócios em bioeconomia na preservação da Floresta Amazônica, para apoiar, acelerar e dimensionar seu impacto.

Os projetos escolhidos ganharão a oportunidades de visibilidade, convites para eventos especiais, apresentações com curadoria de especialistas e, principalmente, a chance de serem avaliados para um potencial co-financiamento do Grupo BID.

Conheçam os projetos e parceiros do Fundo Vale dentro desta iniciativa:

Certi Amazônia está desenvolvendo o Bioconex, uma réplica digital das cadeias de valor da bioeconomia que permite simulações e previsão de demandas futuras, para orientar a estruturação de capacidades.

Belterra Agroflorestas faz parceria com pequenos e médios agricultores para implantação de sistemas agroflorestais em áreas anteriormente degradadas pela pecuária. Eles desenvolvem cadeias de suprimentos responsáveis, conectam a produção agrícola a grandes clientes por meio de acordos de compra com prêmios e garantem a qualidade e rastreabilidade.

Courageous Land trabalha para manter a floresta amazônica em pé, agregando valor através da venda de superalimentos orgânicos colhidos de forma sustentável. É uma empresa agroflorestal brasileira, verticalmente integrada, desenvolvendo uma plataforma tecnológica para ajudar a expandir as vendas de produtos agroflorestais e soluções para outros parceiros agroflorestais. O desmatamento contínuo e a degradação do ecossistema em todos os 847 milhões de hectares do território amazônico representam grandes ameaças econômicas, culturais e ambientais para a região e o planeta. Estudos recentes mostram que a Amazônia chegará a um ponto de inflexão se as tendências atuais continuarem.