22/12/22

Desenvolvido pela Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, o Fundo Vale está entre os parceiros da plataforma Investir com Impacto, que democratiza o acesso à informação e estimula novos investidores a conciliar retorno financeiro e impacto social e/ou ambiental.

Lançada pela Aliança pelo Impacto, com apoio estratégico do Fundo Vale, a plataforma Investir com Impacto tem o objetivo de democratizar o conhecimento sobre investimentos de impacto no Brasil e estimular novos e novas investidoras a participar desse movimento global transformador de conciliar impacto socioambiental e retorno financeiro.

Nesse sentido, a plataforma disponibiliza conteúdo educativo sobre o ecossistema dos investimentos e negócios de impacto no Brasil e oferece, em especial, uma seção com atores e oportunidades de investimentos de impacto organizadas em três principais classes de ativos: 

– Plataformas de Financiamento Coletivo
– Títulos de Renda Fixa
– Fundos de Impacto

Ao longo da sua atuação, a Aliança pelo Impacto identificou que a maioria dos investidores tem dúvidas sobre a possibilidade de conciliar impacto socioambiental e rentabilidade financeira, enquanto raríssimos sabem como identificar quem oferece oportunidades de investimentos em produtos financeiros de impacto socioambiental no Brasil.

Para suprir essas lacunas e promover o investimento de impacto, a plataforma identifica, seleciona, organiza e disponibiliza conteúdo educativo sobre investimento de impacto, as classes de ativo existentes, principais atores (players) e que tipos oportunidades de investimento oferecem, entre outros.

Direcionada a todos os interessados em saber mais sobre oportunidades de investimento de impacto, a plataforma instrui e orienta possíveis investidores, sejam os que apenas ouviram falar sobre o tema e desejam saber mais, sejam aqueles que já dominam conhecimentos básicos e intermediários, mas ainda não investem por desconhecer detalhes técnicos, opções disponíveis para seu perfil e outras informações relevantes para a tomada de decisão.

APRENDA COMO NAVEGAR NA PLATAFORMA INVESTIR COM IMPACTO

Para facilitar a organização das informações, os potenciais investidores encontrarão conteúdos de rápida compreensão e fácil acesso aos temas de seu interesse, organizados em três seções:

O que é investimento de impacto

Oferece conceitos gerais e introdutórios sobre os investimentos de impacto quem pode investir, o que são negócios de impacto, a diferença entre investimentos de impacto, ESG, filantropia e investimento social privado, oportunidades disponíveis, entre outras informações.

Como investir

Nesta sessão é possível identificar as oportunidades adequadas ao perfil do investidor e obter as informações necessárias para realizar investimentos de impacto. Também é possível entender as vantagens do investimento de impacto, obter detalhes sobre o funcionamento das diversas classes de ativo disponíveis e saber como começar a investir na oportunidade escolhida.

Atores e oportunidades

Nesta seção, os investidores têm acesso à relação dos principais atores que oferecem das oportunidades de investimentos de impacto via produtos financeiros, suas principais características e dados de contato. A ferramenta permite filtrar os atores de acordo com seu perfil e interesses, podendo selecioná-las por classe de ativo, nível de risco, valor mínimo de investimento, setores e ODS prioritários e/ou prazo de retorno (liquidez).