22/12/22

Membros da ANDE (organização global sem fins lucrativos comprometida com uma sociedade livre, justa e equitativa) promoveram uma imersão na Fazenda Coruputuba, em Pindamonhangaba, para aprofundar o conhecimento e se inspirar com a possibilidade de pilotar e escalar modelos de negócios agroflorestais em uma região especial e próxima a São Paulo e Rio: o Vale do Paraíba.

Em novembro de 2022, membros e parceiros da ANDE Brasil participaram de mais um “Rede ANDE Vai a Campo”. Dessa vez, para conversar com Patrick Ayrivie de Assumpção, na Fazenda Coruputuba, em Pindamonhangaba. A ideia é se aprofundar (e se inspirar!) com a possibilidade de pilotar e escalar modelos de negócios agroflorestais no Vale do Paraíba, região próxima a São Paulo e Rio. Giovana Gohr Serenato, Líder de Inovação do Fundo Vale, participou da ação que trouxe muitas conexões, ideias e aprendizados.

O grupo foi formado por:

  • Investidores (Gilberto Ribeiro de Oliveira Filho VOX Capital, Giovana Gohr Serenato Fundo Vale, Gabriele Candido Instituto BRF e Eline Martins Instituto humanize);
  • Corporações (EY Adriana Nunes e Silaine Neves de Lima e Suzano Guilherme Vieira);
  • Governo do Estado (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo – Helena Carrascosa e Alexandre Gerard);
  • Consultores e produtores rurais (Aldo Labaki e William H. Labaki);
  • Pesquisadores (Fernando Sousa);
  • Empreendedores (Cassio Pardini do Boteco 28 – Bar da Cidade comprador da fazenda de frutas da mata atlântica), criadores da Ceres Seeding empresa de semeadura a baixo custo por meio de drones;
  • Além de Rubem Cesar Fernandes do Viva Rio, Rafael Loyola do Instituto Internacional para Sustentabilidade e Flora Bracco da Aspen Network of Development Entrepreneurs – ANDE.