09/02/23
Startups da Amazônia aceleradas pela AMAZ, apoiada pelo Fundo Vale
Banco de fotos (crédito Rodrigo Duarte/AMAZ)

Conheça os cinco negócios que receberão aceleração e investimento da AMAZ, aceleradora de impacto da Amazônia apoiada pelo Fundo Vale. As iniciativas celebram a diversidade de projetos que vão desde a recuperação de pastagens degradadas, ao manejo de produtos da sociobiodiversidade e soluções de web 3.0 para negócios de impacto.

A AMAZ, aceleradora de negócios de impacto da Amazônia, realizou a fase final de seleção dos cinco negócios que passarão a integrar seu portfólio em 2023 durante o 2º FIINSA (Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia), evento realizado na cidade de Manaus, na última semana de novembro. Dias depois, foram anunciados os novos negócios de impacto: Cumbaru, Ekilibre, Impacta Finance, Manawara e Mazô Maná. Quatro sediadas na Amazônia Legal e uma em São Paulo, as startups atuam em diferentes áreas, como a recuperação de pastagens degradadas por meio de sistemas agrossilvipastoris, manejo de produtos da sociobiodiversidade, fabricação de cosméticos veganos naturais, alimentos funcionais e doces veganos com matérias-primas amazônicas, finanças descentralizadas e soluções de web 3.0 para negócios de impacto. 

Cada empreendimento receberá investimento inicial de R$ 200 mil, havendo a possibilidade de novo aporte ao término da aceleração. A jornada de aceleração durará aproximadamente seis meses, e é formatada a partir das necessidades coletivas e individuais do grupo, programada em co-criação entre o time da AMAZ e os empreendedores. 

O potencial de impacto aproximado dos negócios selecionados, entre cinco e dez anos, inclui:

  • Mais de 1 milhão de hectares de floresta preservados
  • Desenvolvimento de mais de 15 cadeias de valor amazônicas
  • 2.000 hectares de florestas recuperados
  • Centenas de fornecedores comunitários beneficiados 
  • Aumento no fluxo de investimentos na região amazônica em R$50 milhões

Tais empreendimentos trazem diversificação ao portfólio da aceleradora que se concentrou em buscar negócios que testam conceitos inovadores. Para Rafael Ribeiro, analista de investimentos da AMAZ, o processo de seleção foi mais exigente no sentido de buscar essa diversidade de perfis de negócios. “Em termos de escala, as empresas têm hoje menor alcance, mas ao mesmo tempo temos novas emergências de mercado – estamos falando de finanças descentralizadas, recuperação de áreas de pastagens, pecuária sustentável e, claro, alimentação. São áreas extremamente importantes para o foco da AMAZ. Acreditamos que esses empreendimentos têm alto potencial para impulsionar a sociobiodiversidade amazônica nos próximos anos.”

O Fundo Vale é um dos financiadores fundadores da AMAZ e participou da iniciativa desde sua concepção, junto com o Idesam, PPA – Parceiros pela Amazônia, Instituto Humanize, Instituto Clima e Sociedade, Fundo JBS pela Amazônia e Fundação Good Energies. A primeira fase de operações da aceleradora terá duração de 10 anos (2021-2030) e conta com rodadas anuais de chamadas de negócios. Para Márcia Soares, Líder de Parcerias do Fundo Vale, é visível como a AMAZ tem feito diferença no ecossistema de impacto da Amazônia. “Hoje vemos outras iniciativas surgindo, mas a AMAZ foi uma das pioneiras e tem amadurecido a cada rodada de aceleração. O Fundo Vale entende que precisaremos de muitas “Amaz”, com diferentes perfis, para que a bioeconomia da Amazônia de fato seja relevante para as pessoas que lá vivem e para a conservação das florestas”, afirma.

Conheça as startups que receberão aceleração e investimento da AMAZ, apoiada pelo Fundo Vale

Cumbaru – situada em Cuiabá (MT), trabalha com a recuperação de pastagens degradadas por meio da implantação de sistemas agrossilvipastoris e manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade. Tem foco em três cadeias principais: Baru, bezerro de corte e produção de leite. Atua em parceria com pequenos e médios produtores rurais, viabilizando acesso a recursos e assistência técnica para maior eficiência produtiva de áreas degradadas e redução da pressão do desmatamento.

Ekilibre Amazônia – sediada em Santarém (PA), é uma marca vegana de cosméticos naturais, com 10 anos no mercado, pautada na valorização da floresta em pé. Seus produtos contêm cerca de 90-96% de insumos florestais, extraídos de forma sustentável por comunidades do Oeste do Pará. 

Impacta Finance – Impacta Finance – sediada em Jundiaí (SP), é uma startup de soluções disruptivas focadas em acelerar a economia 3D (digital, descentralizada e descarbonizada) por meio da tecnologia blockchain. A empresa desenha projetos em web3 para que negócios de impacto transformem suas intervenções socioambientais em ativos digitais, que podem ser expostos a investidores globais através de um índice de finanças regenerativas.

Manawara – sediada em Manaus (AM),é uma marca de doces veganos, sem glúten e sem lactose, produzidos a partir de matérias-primas amazônicas. Conta com um portfólio de balas de goma, biscoitos, cereais e castanhas. Possui uma estratégia de crescimento rápido para os próximos anos, que conta com uma estruturação de fornecedores de matéria prima a partir da produção agroflorestal e extrativista.

Mazô Maná – sediada em Altamira (PA), tem como proposta a produção e comercialização de alimentos funcionais com insumos oriundos do extrativismo sustentável e comunitário na Amazônia, com foco no mercado nacional e exportação. O modelo de negócio conta, também, com o desenvolvimento de plataforma de Pagamentos por Serviços Ambientais.