Foto e preto e branco da pessoa citada ao lado.
Gustavo Luz
Gerente Fundo Vale e Participações

Engenheiro mecânico e administrador, formado pela UFMG e PUC-MG respectivamente, com especialização em finanças na Fundação Dom Cabral e estratégias de impacto positivo na Wharton School e MBA em Mercado de Capitais pela PUC-MG. Ingressou na Vale na área de engenharia da Diretoria de Energia e, após um período trabalhando em consultoria de gestão no Brasil e no exterior, retornou passando pelas Diretorias de Logística, Integração e Serviços Corporativos, Meio Ambiente e atualmente a frente do Fundo Vale & Participações liderando o desenvolvimento de modelos inovadores de investimento de impacto e finanças sustentáveis com foco na adaptação das florestais frente às mudanças climáticas e sua contribuição para a estratégia de neutralidade de carbono Vale.

Helio Laubenheimer
Líder de Florestas e Mudanças Climáticas

Biólogo e Mestre em Biologia Marinha pela Universidade Santa Úrsula, com especialização em Ciências Ambientais na UFRJ, e MBA em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios pela FGV-RJ, ingressou na Vale na área de Recuperação Ambiental da Diretoria de Sustentabilidade, passando pelas áreas de Planejamento Ambiental, Biodiversidade e Fundo Vale. Possui mais de 12 anos de experiência em desenvolver projetos de redução de emissões no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e Mercados Voluntários e em avaliar e desenvolver projetos, negócios, ferramentas e estratégias de sustentabilidade visando a redução de riscos e a potencialização de impactos sociais, ambientais e econômicos positivos. Atualmente, está engajado no compromisso florestal da Vale com foco em fomento e estruturação de investimentos de impacto que contribuam para a estratégia de mudanças climáticas da empresa.

Foto e preto e branco da pessoa citada ao lado.
Foto e preto e branco da pessoa citada ao lado.
Juliana Vilhena
Líder de Gestão de Impacto e Inovação Socioambiental

Arquiteta e urbanista, tem mestrado em Engenharia Civil com ênfase em Gestão de Empreendimentos pela UFMG, e é especialista em Construção Civil com ênfase em Tecnologia e Produtividade pela UFMG e em Gestão de Projetos pelo IETEC. Tem experiência de mais de 20 anos nas áreas de Engenharia e Sustentabilidade Corporativa, atuando na gestão de projetos, aplicação da Metodologia FEL, gestão de riscos socioambientais, avaliação de critérios ESG em megaprojetos de mineração e, nos últimos anos, na responsabilidade socioambiental corporativa, relacionamento com comunidades, investimento social privado, negócios e investimento de impacto. Coordenou o Desafio Agroflorestal, lançado em 2020, e o Projeto de P&D “Licença Social para Operar na mineração”, fruto de uma cooperação científica entre a Vale e FEI/SP, entre 2017 e 2020. Atua na Vale desde 2011 e no Fundo Vale desde 2018.

Márcia Soares
Líder de Parcerias e Redes

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense e com mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua há mais de 20 anos na área socioambiental, acompanhando a evolução da agenda da sustentabilidade e de responsabilidade social corporativa. Já trabalhou com comunicação corporativa, estratégia de redes, engajamento, relações institucionais, investimento social privado, gestão de projetos socioambientais e negócios e investimento de impacto. Tem grande experiência em iniciativas de sustentabilidade na Amazônia. Faz parte do Conselho Gestor do Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), uma iniciativa liderada pela Usaid; é membro do Conselho Estratégico da Latimpacto, rede latino-americana de filantropia de risco; e do conselho da Amazon Investor Coalition. Está no Fundo na Vale desde 2011.

Foto e preto e branco da pessoa citada ao lado.
Foto e preto e branco da pessoa citada ao lado.
Mirtes Cavalcanti
Líder de Governança e Controle

Administradora com ênfase em processos gerenciais, é formada pela Universidade Norte do Paraná e Unicentro Newton Paiva e tem especialização em finanças corporativas e controladoria na Universidade FUMEC. Ingressou na Vale na área de gestão de contratos da Diretoria de Meio Ambiente e atua no Fundo Vale desde 2015 a frente de Governança Corporativa, Finanças e Administração em geral.

Simone Reys Reinaldo
Analista Administrativo

Administradora de empresas formada pela Universidade Newton Paiva em Belo Horizonte, ingressou na Vale em janeiro de 2012, trabalhando como secretária e serviços administrativos para a Gestão Ambiental. Foi para o Fundo Vale em 2019 e hoje é responsável pela área de contratos e serviços administrativos.

Foto e preto e branco da pessoa citada ao lado.

Apoio Técnico

Fernando Pinheiro
Administração e PMO | ImpactoPlus

Formado em Administração pela Universidade de Brasília, já trabalhou com planejamento e controle orçamentário e gestão financeira de startups no ecossistema de impacto. No Fundo Vale, atua desde 2020 com gestão administrativa, financeira e de projetos socioambientais, bem como suporte à gestão.

Foto e preto e branco da pessoa citada ao lado.
Foto e preto e branco da pessoa citada ao lado.
Gardênia Vargas
Comunicação Institucional l ImpactoPlus

Formada em Comunicação Social, com especialização em Marketing Digital, Produção de Conteúdo, Estratégia e Construção de Marca. Atuou em grandes empresas de mídia no Brasil, desde repórter, no Jornal do Brasil, a Relações com a Imprensa, na TV Globo e no Grupo Editorial Record. É consultora de comunicação institucional/corporativa para o CDTS/Fiocruz e responsável pela construção de marca e estratégia de comunicação da Da Thábata, empreendedorismo feminino. Atua na comunicação corporativa e estratégica do Fundo Vale desde 2021.

Liz Lacerda
Gestão de Parcerias | Impacto Plus

Liz é mestranda em Resiliência socioecológica para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Estocolmo, especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral, graduada em Relações Internacionais pela PUC/MG. Coorganizadora do Brasil Relief Team após os Ciclones Idai e Kenneth que atingiram a costa Moçambicana, em 2019. Atuou no tema da resiliência e adaptação climática e prevenção de desastres, com foco nas cidades da América do Sul. Como consultora, atuou em projetos de avaliação de capital natural, planejamento de uso futuro de áreas de conservação privadas e estruturação de operações de crédito para entes subnacionais, especialmente para projetos de infraestrutura urbana.

Lucas Ferreira
Inovação | Impacto Plus

Lucas é consultor de inovação e negócios de impacto, e mestrando em Gestão da Inovação pela UFMG. Atua há 10 anos com projetos de impacto social. É especialistas em empreendedorismo de impacto social e ambiental pelo ICE (Instituto de Cidadania Empresarial). Tem experiência com criação e gestão de projetos de impacto social positivo pelo Global Shapers Community, comunidade global de jovens lideranças, atua há três anos com ações de Diversidade & Inclusão no ambiente de trabalho e foi coordenador de soluções sustentáveis na área de ESG do iFood com foco em Educação.

Nathalia Cipoleta
Gestão e Mensuração de Impacto | Impacto Plus

Nathalia é mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela UFSCar, pós-graduada em gestão de projetos e bacharel em engenharia ambiental. Há 7 anos, iniciou os trabalhos no setor social por meio do voluntariado. Atuou na Nicarágua como responsável financeira na operação nacional da AIESEC no país. Atuou em diversas áreas, desde a gestão estratégica até a operação, em organizações da sociedade civil e negócios sociais. É especialista em gestão de projetos sociais, certificada Project DPro e, desde então, trabalha com foco em gestão estratégica e de impacto. Nos últimos anos coordenou ações em diversos projetos socioambientais, culturais e de educação. Além disso, participou da construção de diagnósticos socioterritoriais, avaliação de resultados, desenhos de impacto, projetos estratégicos, facilitação de processos de aprendizado sobre gestão e construção de ferramentas que auxiliem no dia-a-dia de projetos sociais.

Foto e preto e branco da pessoa citada ao lado.