18/07/25

Realizado em três dias, o programa contou com aulas teóricas, um estudo de caso prático e trocas de experiências e perspectivas 

Com o objetivo de apresentar o “Guia de Nivelamento” — material que aprofunda os aspectos sociais, ambientais e de gestão de salvaguardas socioambientais em negócios de impacto — o Imaflora promoveu um treinamento, nos dias 2, 3 e 4 de junho, com a participação de representantes de negócios apoiados pelo Fundo Vale, como a Belterra Agroflorestas, Caaporã, Courageous Land e Inocas. A iniciativa buscou promover o alinhamento necessário para os processos de salvaguardas, essenciais para a atuação responsável e sustentável dos negócios. 

No primeiro dia de capacitação, foram abordados os eixos de gestão e salvaguardas ambientais. Os participantes exploraram temas como regularização ambiental, elegibilidade de áreas, planos de gerenciamento e biodiversidade, mitigação de riscos, autoavaliação, legislações e responsabilidades, além de realizarem uma consulta sobre escopo. 

O segundo dia foi dedicado ao eixo social, com discussões aprofundadas sobre a Norma Regulamentadora 31 (NR31), voltada à segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura. 

Encerrando o treinamento, o último dia foi marcado por um estudo de caso prático. Os participantes simularam uma auditoria em uma fazenda, aplicando o protocolo utilizado em verificações reais. A atividade incluiu simulação de entrevistas com funcionários e debates sobre os principais pontos observados na análise documental e nas imagens disponibilizadas, proporcionando uma imersão nos processos de avaliação. 

Giulia Andrich, analista de Projetos e Serviços Sênior do Imaflora, destacou a relevância da iniciativa: “Os encontros para troca de experiências, informações e conhecimento são fundamentais para o processo de melhoria contínua em salvaguardas socioambientais. Durante os três momentos que estivemos juntos, pude perceber a importância de espaços de interações para a construção de um sistema mais sólido, alinhado com os valores de transparência, escuta ativa e corresponsabilidade. A diversidade de perspectivas dos negócios participantes enriqueceu as discussões e trouxe à tona desafios comuns, além de soluções criativas e aplicáveis. Saio desses encontros com a sensação de que estamos avançando de forma colaborativa na consolidação de práticas que respeitam as pessoas e o meio ambiente.” 

“O Guia de Nivelamento e o treinamento proporcionaram um ambiente fértil para o diálogo e a construção coletiva de soluções. Ver empresas diferentes aprendendo e colaborando mostra que estamos no caminho certo para promover mudanças estruturais, baseadas na responsabilidade, no respeito às pessoas e ao meio ambiente”, disse Bia Marchiori, responsável pela performance do programa e frente técnica, salvaguardas socioambientais e gestão do conhecimento da Meta Florestal 2030 da Vale.  

Meta Florestal 2030 da Vale 

Os negócios participantes do treinamento integram a estratégia do Fundo Vale para recuperar 100 mil hectares, compromisso estabelecido pela Vale por meio da Meta Florestal 2030, que também prevê a proteção de mais 400 mil hectares. Essas empresas recebem do Fundo Vale apoio técnico e financeiro para desenvolver negócios de impacto socioambiental com base em sistemas sustentáveis para geração de renda.