Em evento realizado em São Paulo, Fundo Vale relembrou o início de uma parceria que culminou no estudo e apoio à nova tese

No dia 13 de agosto, o Estímulo – fundo de impacto que oferece apoio financeiro, educação e conexão a pequenos empreendedores – celebrou cinco anos de atividade com um evento especial na Casa Manioca, em São Paulo. O evento reuniu investidores, doadores, empreendedores e parceiros estratégicos e marcou a trajetória de impacto social e econômico do Estímulo ao longo dos últimos anos.
Gustavo Luz, diretor do Fundo Vale, esteve presente e relembrou o início da parceria com o Estímulo: “A nossa parceria nasceu durante a pandemia, um dos momentos mais desafiadores da nossa história recente. Vimos no projeto uma resposta inovadora e ágil à crise, levando crédito facilitado e educação personalizada a pequenos e médios empreendedores em todo o Brasil. A iniciativa, que contou com doações da Vale e de outras empresas, foi fundamental para manter milhares de negócios vivos, protegendo empregos e fortalecendo a economia em um momento em que cada apoio fazia toda a diferença”.
Após o período crítico da pandemia da COVID-19, o modelo de negócio se mostrou sustentável: à medida que os empréstimos eram quitados, o Estímulo conseguia reinvestir os recursos, apoiando novos empreendedores e atraindo investidores privados—ciclo que consolidou um legado de impacto. Esse sucesso permitiu a expansão da atuação do Estímulo para fundos temáticos, como o fundo climático para o Rio Grande do Sul, lançado em 2023.
A aposta na Amazônia: nova tese nasce de parcerias e visão de futuro
Em 2024, durante a Semana de Sustentabilidade do BID Invest (SW24), realizada em Manaus, uma nova convergência de caminhos aconteceu. Em um encontro entre Vinícius Poit, CEO da Estímulo, e Gustavo Luz, nasceu o desejo de aplicar a abordagem de blended finance aos desafios socioambientais da Amazônia.
Com apoio do Fundo Vale e do Itaú, o Estímulo deu início, no primeiro semestre de 2025, a um estudo sobre o potencial do crédito como ferramenta para redução da pressão sobre a floresta e fomento a pequenos negócios da Amazônia Legal.
O estudo contou com o engajamento de diversos atores relevantes da agenda socioambiental, que ajudaram a moldar uma tese específica para a região. Acompanhe a newsletter e confira na próxima edição os resultados da tese de impacto na Amazônia!