Coordenada pelo Idesam, aceleradora oferece investimento, mentorias e suporte para impulsionar impacto socioambiental. O Fundo Vale é um dos financiadores-fundadores da AMAZ.

A AMAZ, aceleradora de impacto reconhecida como o melhor programa de aceleração do norte do Brasil, lançou sua chamada de negócios para 2025. Idealizada pelo Idesam, com a participação do Fundo Vale e outros financiadores-fundadores, a iniciativa visa selecionar startups e empreendimentos que promovam a conservação da Amazônia, a valorização da biodiversidade e o desenvolvimento socioambiental. Com foco em negócios inovadores e sustentáveis, a iniciativa busca impulsionar soluções que gerem impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para as comunidades locais.
Os negócios selecionados terão acesso a uma jornada de aceleração que inclui workshops, mentorias, assessoria jurídica e contábil, além de um aporte de investimento que pode variar entre R$ 200 mil e R$ 400 mil. A AMAZ também oferece suporte para a construção de modelos de negócios, estratégias de mercado e captação de investimentos, visando maximizar o impacto socioambiental e a viabilidade financeira das startups.
“Essa é uma oportunidade valiosa para empreendedores que buscam fortalecer seus negócios e valorizam a floresta em pé ou sua restauração, ajudando a impulsionar a bioeconomia da região. Ainda há muitos desafios a serem superados por quem empreende na Amazônia, e programas como a AMAZ são fundamentais para fortalecer o ecossistema. Desejamos sorte e sucesso às empresas participantes!”, pontuou Márcia Soares, gerente Amazônia e Parcerias do Fundo Vale e membro do Conselho Gestor da AMAZ.
A chamada é voltada para empreendedores, startups e organizações que já estejam em operação, mesmo que em estágios iniciais, e que atuem em setores como agricultura e pecuária sustentável, manejo florestal, produtos da sociobiodiversidade, reflorestamento e produção agroflorestal, turismo sustentável e de base comunitária, alimentação, cosméticos, artesanato e moda sustentável, logística e serviços financeiros, soluções tecnológicas, plataformas de comercialização, educação e empreendedorismo de impacto, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, carbono e outros serviços socioambientais.
A AMAZ valoriza a diversidade e a inclusão, buscando negócios liderados por mulheres, jovens, indígenas, negros e outros grupos subrepresentados. Além disso, os empreendimentos devem estar localizados na Amazônia Legal ou ter a região como foco principal de atuação. A aceleradora também prioriza projetos com potencial de escala e replicabilidade, capazes de gerar transformações positivas duradouras.
As inscrições para a chamada de negócios 2025 estão abertas até 25 de abril de 2025 e podem ser feitas aqui. Para mais informações, acesse o site da AMAZ ou entre em contato pelo e-mail amaz@idesam.org.